Quantia é a maior já desembolsada num único repasse para todos os estados brasileiros
Pela primeira vez na história desta Pasta, o Ministério do Turismo está liberando para um único repasse R$ 500 milhões para a concessão de crédito a empreendimentos turísticos em todo o país. Os recursos são do Fundo Geral de Turismo (Fungetur).
A decisão inédita, foi anunciada pelo ministro Celso Sabino para atender sobretudo as micro e pequenas empresas do setor, que precisam de capital para investir em seus negócios, principalmente com a chegada de um verão de altas temperaturas no Brasil. Sabino disse que o dinheiro chegará “de forma fácil e barata, a um custo baixo e com condições de carência e prazo de parcelamento”.
Nas cinco regiões brasileiras 18 instituições financeiras receberão os recursos. As empresas registradas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) terão acesso ao dinheiro para obras de reforma e modernização, aquisição de equipamentos ou ainda para de capital de giro. Operado a partir de verbas disponibilizadas pelo MTur, o Fundo Geral de Turismo permite acessar crédito de até R$ 15 milhões, com taxas de até 5% mais INPC e até 5 anos de carência.
A lista de beneficiários do Fundo inclui todos os prestadores de serviços, como meios de hospedagem, agências de turismo, parques temáticos, transportadoras turísticas, acampamentos turísticos, organizadoras de eventos, restaurantes, cafeterias, bares e similares.