O lançamento dos encontros foi realizado em Brasília, no dia 30 de julho.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, vem para Campo Grande, nesta quarta-feira (14), para destacar a importância do bioma Pantanal no Plano Clima Participativo. Ela estará acompanhada de Márcio Macedo, da Secretária-geral da Presidência da República, e da ministra Cida Gonçalves, do Ministério das Mulheres.
Esse é o quarto encontro, do total de oito, que têm o intuito de engajar a sociedade civil no envio de propostas, tirar dúvidas sobre o processo e informar sobre as etapas da elaboração da estratégia que vai guiar a política climática do país até 2035.
As reuniões são realizadas para elaboração das estratégias que irão nortear a política climática do país até 2035. Em Campo Grande, o tema será o bioma Pantanal, a maior planície de inundação contínua do planeta.
A elaboração do Plano Clima é conduzida pelo CIM (Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima), que conta com figuras ligadas a 22 ministérios, pela Rede Clima e pelo Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, com duas vertentes principais: a redução das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação de cidades e ambientes naturais às mudanças do clima.
O lançamento dos encontros foi realizado em Brasília, no dia 30 de julho. Em 1° de agosto, o tema foi o Sistema Costeiro-Marinho, em Recife, e, no dia 2, a plenária abordou a Caatinga, em Teresina (PI). Depois do Pantanal, em Campo Grande, os próximos serão: Mata Atlântica, em São Paulo (SP); Pampa, em Porto Alegre (RS); Amazônia, em local a definir; e Cerrado, em Imperatriz (MA).