Expectativa é que presidente venha a Mato Grosso do Sul entre os dias 4 e 5 de dezembro
Prevista para a próxima segunda-feira (25), a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Mato Grosso do Sul foi remarcada. A vinda do petista para oficializar a demarcação Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, localizada no município de Antônio João, deve ficar para dezembro.
A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Mato Grosso do Sul, prevista para o dia 25 de novembro, foi remarcada para dezembro, quando ele oficializará a demarcação da Terra Indígena Ñande Ru Marangatu e anunciará políticas públicas para a população indígena. A nova data ainda não foi confirmada, mas a expectativa é que ocorra entre os dias 4 e 5 de dezembro, coincidindo com a inauguração da fábrica de celulose da Suzano. Essa será a terceira visita de Lula ao estado em 2024, onde ele já tratou de temas como a exportação de carne para a China e políticas de manejo do fogo no Pantanal.
O adiamento foi confirmado pelo secretário-executivo do MPI (Ministério dos Povos Indígenas), Eloy Terena, porém a nova data ainda não foi confirmada.
Durante a visita, Lula também deve anunciar um conjunto de políticas públicas voltadas para a população indígena, reforçando o compromisso do governo federal com os direitos dos povos originários. Entre os destaques, estão a entrega de reformas de escolas e benefícios do programa “Minha Casa, Minha Vida”.
A expectativa é que Lula venha a Mato Grosso do Sul entre os dias 4 e 5 de dezembro. A data coincide com a inauguração da fábrica de celulose da Suzano, em Ribas do Rio Pardo. A unidade com a maior linha única de produção de celulose do mundo foi ativada em julho deste ano e pode entrar no roteiro do presidente.