Convite foi para visitar obras da ponte entre Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta (Paraguai), principal gargalo para concretização da Rota Bioceânica
A reunião entre os presidentes do Brasil e do Paraguai foi um importante passo para a integração entre os dois países. Os chefes de Estado ressaltaram a importância da cooperação em áreas como infraestrutura, energia e comércio.
O convite de Lula para que Peña visite Mato Grosso do Sul é um sinal do interesse do Brasil em apoiar a concretização da Rota Bioceânica. A ponte sobre o rio Paraguai entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta é um dos principais projetos da rota, que deve ligar Mato Grosso do Sul aos portos do Chile passando por Paraguai e Argentina.
A revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu é outro tema importante que foi discutido na reunião. Brasil e Paraguai divergem sobre o preço da energia elétrica produzida pela usina, mas expressaram o desejo de encontrar uma solução conjunta.
A reunião de Lula e Peña foi um encontro positivo, que demonstrou o compromisso dos dois países com a cooperação bilateral.