Em função de decisão do Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Francisco Falcão, o conselheiro Jerson Domingos assumiu, interinamente, a presidência do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul na quinta-feira, 8 de dezembro de 2022.
Na sexta-feira ele se reunir com os demais conselheiros e diretores da Corte de Contas para deliberações. Ficou definido que a eleição seria mantida para o próximo dia 16 de dezembro, e que o consenso sobre a escolha do futuro presidente, do vice-presidente e do corregedor-geral do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) pode sair nesta segunda-feira.
Domingos, que explicou que, na busca por um consenso, reuniu-se, com os conselheiros Osmar Jeronymo, Marcio Monteiro e Flávio Kayatt e fez a proposta para que a futura chapa para tenha ele como presidente e Kayatt como vice.
“Pelo consenso, fiz a proposta para o Kayatt ser o meu vice-presidente em uma chapa de consenso, e a decisão deve ser dada por ele nesta segunda-feira, quando, acredito, a ‘fumaça branca’ vai sair da ‘chaminé’ do Tribunal”, declarou.
O conselheiro detalhou o cronograma definido para a eleição desta semana, os interessados em concorrer têm até quarta-feira para fazer a inscrição.
Como auditores convocados para compor o quórum não terão direito a voto, apenas os quatro conselheiros que sobraram poderão votar no pleito, já que os conselheiros Iran Coelho, Waldir Neves e Ronaldo Chadid foram afastados por 180 dias pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Nas deliberçãoes de sexta-feira, também ficou definido a suspensão do pagamento à empresa Dataeasy Consultoria e Informática Ltda., investigada pela Polícia Federal por envolvimento em escândalo de corrupção.