Construído com verbas estaduais e federais, estabelecimento terá capacidade de cobertura para 1 milhão de pessoas
Para tornar realidade um dos mais antigos sonhos de Dourados e sua região de influência, o governo estadual confirmou que o Hospital Regional vai entrar em operação no segundo semestre deste ano. Nesta segunda-feira, 08, o governador em exercício José Carlos Barbosinha (PP) conduziu uma reunião técnica para conferir o andamento das obras, em fase de conclusão, e ajustar alguns detalhes do funcionamento.
São 34 os municípios no entorno e na área de influência da chamada Grande Dourados. Todos estão no arco de assistência programada para o hospital, totalizando cerca de 1 milhão de pessoas. Já no início de operação poderão ser atendidos casos de média e alta complexidade. “Este é um dos investimentos mais essenciais para a população. E esta é a maior essência do municipalismo: atendê-la”, frisou Barbosinha.
Segundo maior município de Mato Grosso do Sul, Dourados tem 561 leitos hospitalares clínicos, cirúrgicos, obstétricos e pediátricos, 26 leitos de UTI adulto e 10 pediátricos, 15 unidades intermediárias de neonatal e 18 UTIs neonatal, além de quatro isolamentos intensivos para adultos e dois pediátricos. A obra do Hospital Regional tem mais de 10,9 mil m² de área construída, na qual estarão disponíveis 210 leitos distribuídos em diversas especialidades médicas.
TERCEIRA ETAPA
Entre recursos estaduais e federais, empenhados por meio de emendas parlamentares, as obras custaram R$ 34,4 milhões. Barbosinha disse que a terceira e uma das últimas etapas do projeto será lançada esta semana. “Estamos concluindo a primeira etapa, que é a obra física. O Estado agora está providenciando a licitação da compra de equipamentos e contratação da organização social que vai administrar o estabelecimento”, explicou.
Ao lado do hospital está em construção o Centro de Diagnósticos e Especialidades Médicas. A reunião técnica realizada pelo governador em exercício contou com a participação dos secretários Maurício Simões (SES) e Hélio Peluffo (Seilog), além do secretário-adjunto Frederico Felini (Segov).
.
(fotos 1 e 2) O Hospital Regional de Dourados: Barbosinha, Peluffo, Simões e Felini confirmam entrega este ano [no destaque] Fotos João Garrigó e Saul Schramm