Reunião em Campo Grande define ações e reforça necessidade de medidas preventivas
Em um esforço conjunto para conter os incêndios que assolam o Pantanal, representantes do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) se reuniram nesta terça-feira (18) em Campo Grande. O encontro, realizado no Centro Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Estado, marca a terceira vez que os grupos se reúnem para discutir estratégias de combate e prevenção aos incêndios.
O Governo do Estado já destinou R$ 50 milhões para ações de prevenção e combate aos incêndios florestais, incluindo a aquisição de duas aeronaves Air Tractor com capacidade de lançamento de água e a instalação de 13 bases avançadas em pontos remotos da região pantaneira. Estas medidas visam agilizar o combate às chamas e proteger a rica biodiversidade do bioma.
O secretário-executivo de Meio Ambiente da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Falcete, destaca que o ano de 2024 tem apresentado um cenário atípico, com a temporada de incêndios iniciando em junho, dois meses antes do habitual. “Já em fevereiro, o governo estadual decretou situação de emergência, ciente das condições climáticas semelhantes às de 2020, quando o Pantanal foi duramente atingido pelas chamas”, ressalta Falcete.
O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul tem se dedicado incansavelmente ao combate aos incêndios, mesmo com a necessidade de antecipar todo o planejamento em dois meses. “Os bombeiros estão trabalhando com afinco, mas o acesso às áreas mais remotas exige o apoio de aeronaves”, explica Falcete.
Diante da intensificação e da frequência cada vez maior dos eventos climáticos extremos, o secretário-executivo da Semadesc reforça a importância da prevenção. “Investir em medidas preventivas é fundamental para evitar que esses incêndios de grandes proporções se repitam. Precisamos nos preparar para um futuro com eventos climáticos mais frequentes”, alerta Falcete.
O secretário extraordinário do MMA, André Lima, reconhece os esforços já realizados e enfatiza a importância da articulação entre os governos federal e estadual para otimizar o uso dos recursos disponíveis. “O objetivo é alinhar as ações de diferentes esferas, desde as decisões políticas até as ações de combate no campo”, explica Lima.
Na próxima terça-feira (25), uma nova reunião está agendada em Cuiabá (MT) para articular ações com o governo do Mato Grosso. O Ministério da Defesa também será acionado para fornecer apoio com aeronaves, além das frentes já abertas no Rio Grande do Sul e nas terras yanomamis.
A reunião em Campo Grande demonstra o compromisso conjunto do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima no combate aos incêndios que assolam o Pantanal. As ações em andamento, a articulação entre os diferentes níveis de governo e a busca por medidas preventivas são essenciais para proteger este bioma único e sua rica biodiversidade.
Participantes da Reunião:
- Artur Falcete, secretário-executivo de Meio Ambiente da Semadesc
- André Lima, secretário extraordinário do MMA
- Jaime Verruck, titular da Semadesc
- André Borges, diretor-presidente do Imasul
- Representantes do Corpo de Bombeiros
- Representantes do PrevFogo do Ibama