Deputado defende também necessidade de reconhecimento publico ao protagonismo das mulheres
Duas das diversas intervenções da Assembleia Legislativa neste mês de março trem um excepcional significado para a sociedade. A afirmação é do deputado estadual e presidente da Alems, Gerson Claro (PP), ao realçar a grandeza humanista de dois projetos: um, criando o benefício de assistência médico-social aos aposentados e pensionistas; e o outro, de homenagem às mulheres de Mato Grosso do Sul.
Na quarta-feira, 27, os deputados se reuniram para receber o Projeto de Lei 62/2024, que institui uma cobertura de R$ 300,00 para a assistência médica e social aos aposentados e pensionistas. Inicialmente, o benefício previsto era para contemplar quem ganha até dois salários mínimos. Porém, com a interlocução da Alems junto ao Executivo, o limite do benefício foi estendido até o teto do valor previsto pelo INSS, equivalente a R$ 7.786,00.
Os aposentados reivindicam o fim da contribuição de 14% para a Previdência. Gerson disse que enquanto a questão não for solucionada, os deputados formaram um grupo de trabalho para estudar o que fazer para ao menos minimizar os impactos do encargo. “Atuamos com responsabilidade e não de forma política. Não queremos apontar culpados pelo rombo da Previdência, mas achamos uma saída para quem sente este impacto”, frisou.
PROTAGONISMO FEMININO
Ao destacar o alcance social e político do empreendedorismo como um dos meios de fortalecimento e de valorização do protagonismo feminino, Gerson Claro enfatizou que todas as homenagens às mulheres são necessárias. Ele aplaudiu a iniciativa do colega Renato Câmara (MDB), ao criar a Medalha e Diploma de Honra ao Mérito Legislativo em reconhecimento às 52 mulheres de negócios e profissionais da BPW de Mato Grosso do Sul.
“Atuamos com responsabilidade e não de forma política. Não queremos apontar culpados pelo rombo da Previdência, mas achamos uma saída para quem sente este impacto”, frisou o presidente da Assembleia
Gerson elogiou também o pronunciamento da primeira-dama Mônica Riedel na solenidade. “Palavras certeiras, de estímulo, afirmativas”, cravou.
Mônica destacou a importância do papel feminino na sociedade. “Mulheres da BPW, vocês abrem caminhos para outras mulheres de cada área que representam”, salientou. “Vocês são inspiração com o belo trabalho que fazem, porque uma coisa é um sonho sonhado sozinho e outra coisa é quando se sonha junto. Olhando o trabalho da BPW hoje, eu tenho certeza que vamos chegar a um horizonte muito melhor para as mulheres na nossa sociedade”, projetou.
(fotos 1 e 2) Gerson Claro: reconhecimento às mulheres e elogio às palavras de Mônica Riedel [no destaque] Fotos Wagner Guimarães