Deputado propõe “lacração do bem” para divulgar iniciativa destinada à reforma de escolas
Uma lacração do bem. É esta a definição sugerida pelo presidente da Assembleia Legislativa (Alems), o deputado estadual Gerson Claro (PP), para a ideia do Judiciário de utilizar mão-de-obra dos encarcerados nas ações construtivas em Mato Grosso do Sul. O parlamentar se referiu ao Projeto “Revitalizando a Educação com Liberdade”, concebido com a meta de ressocializar a população carcerária e que acaba de garantir a reforma de 15 estabelecimentos de ensino em Campo Grande.
Para o deputado, este é um modelo de iniciativa que precisa ter total visibilidade, porque serve de estímulo aos diversos setores, tanto da sociedade como dos poderes públicos e instituições civis. “É uma ideia que, na prática, gera resultados positivos, gera ganhos e benefícios coletivos”, acentuou. “Nesta empreitada de restauração de escolas, o projeto resultou em 161 mil dias por dia de trabalho dos presos. E não merecem manchete, o que é uma pena”, comentou.
Mato Grosso do Sul – prosseguiu – é vanguarda na ressocialização dos encarcerados, “cumprindo a missão precípua do sistema penal”. O presidente da Alems esteve segunda-feira, 22, na cerimônia de entrega dos serviços de reforma da Escola Estadual Riachuelo, que foi transformada em Centro de Referência de Esporte e Cultura Escolar.
Os trabalhos foram executados por um grupo de 25 reeducandos do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira. Cada detento recebeu um salário mínimo mensal. A remuneração e o transporte dos presos foram custeados pela Secretaria de Estado de Educação (SED) por meio de convênio com o Conselho da Comunidade de Campo Grande.
No final da solenidade, Gerson Claro voltou a apregoar que o espírito republicano nas ações dos governos seja superior à polarização ideológica ou política. “As diferenças ideológicas legitimam a democracia. Contudo, não podem prevalecer sobre o interesse público. Aqui, gestores e a classe política adotaram uma postura republicana, não sucumbiram à polarização, que infelizmente tem trazido instabilidade e atrapalhado a plena retomada do desenvolvimento”, arrematou.