Geraldo Resende destacou que segundo informações obtidas no Ministério de Portos e Aeroportos, o projeto elaborado pelo governo do Estado apresenta pendências
Preocupado com a demora na tramitação dos projetos de construção do novo terminal de passageiros do aeroporto de Dourados, o deputado federal Geraldo Resende (PSDB), tem feito interlocuções no sentido de solicitar maior agilidade, tanto da Prefeitura, governo do Estado e do governo federal, na solução de pendências burocráticas que estão emperrando a realização do processo licitatório.
Essa semana, enquanto estava em Brasília, o parlamentar determinou à assessoria a presença em reunião provocada pelo vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, que ocorreu em Campo Grande, exatamente para promover um alinhamento entre representantes do Estado, Município e técnicos envolvidos no projeto.
Geraldo Resende elogiou a iniciativa do vice-governador e disse que é necessário que haja maior celeridade na liberação de documentos, porque o dinheiro para a obra já está assegurado há vários meses, e que questões burocráticas não podem se sobrepor ao maior desafio que foi a garantia dos recursos.
“O vice-governador está de parabéns, cumprindo seu papel com eficiência. Realmente, é preciso essa conjunção de esforços, porque a parte que eu considero mais difícil, que é a conquista dos recursos federais da ordem de R$ 44 milhões, e que inicialmente seria atribuição do Estado, por meio de gestões que fizemos em Brasília, conseguimos inserir no novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento”, salientou o parlamentar.
Geraldo Resende destacou que segundo informações obtidas no Ministério de Portos e Aeroportos, o projeto elaborado pelo governo do Estado apresenta pendências, principalmente relacionadas à falta de licença ambiental por parte do Município de Dourados.
“Quando toda a documentação estiver completa, a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil vai autorizar o governo do Estado a fazer a licitação para a escolha da empresa que vai construir o terminal”, explica. “O certame dura cerca de 45 dias e a e a expectativa é de que as obras iniciem logo no início de 2025, isso se as pendências forem solucionadas”, salienta Geraldo Resende.
A reativação do aeroporto de Dourados, que está fechado desde maio de 2021 para a reconstrução da pista, é alvo de articulações de Geraldo Resende desde janeiro de 2023, quando retornou para um novo mandato em Brasília.
Desde então, o deputado fez inúmeras articulações junto ao governo federal, garantindo os recursos ao Exército, que foi o executor da obra de construção de uma nova pista, cujos repasses sofreram atrasos e, consequentemente, também paralisações e atraso no cronograma de entrega.