Parte das famílias que já estão com a documentação regularizada receberá o kit construção
Unindo esforços para garantir celeridade ao reassentamento das famílias da comunidade Mandela, região Norte da Capital, atingidas por incêndio na última quinta-feira (16), a prefeita Adriane Lopes anunciou ontem à tarde a definição de quatro áreas num raio de 3 km próximo a Comunidade, para atender às famílias que já estavam no processo de regularização fundiária.
As áreas escolhidas atendem os critérios técnicos, jurídicos e de atendimento com toda infraestrutura garantida aos novos moradores como rede de esgoto, drenagem e asfalto, além de escolas, Cras e posto de saúde. Ao todo serão 38 famílias alocadas no Bairro José Tavares, 38 no Iguatemi 1, 30 famílias no Iguatemi 2 e mais 32 famílias no Bairro Talismã, garantindo a dignidade com regularização fundiária imediata a 133 famílias da Comunidade.
“Nós passamos o final de semana em um mutirão para garantir essas áreas para as famílias que já estão regularizadas, sendo que as que já têm crianças matriculadas continuam próximas a escola e as demais serão dividas nos outros parcelamentos. Todas as famílias serão atendidas e ninguém ficará de fora. Estamos unindo esforços nas Secretarias para que a dignidade e moradia sejam garantidas”, ressaltou Adriane.
Dentre essas, 133 famílias, que já possuem todos os documentos em ordem devido ao processo de regularização fundiária iniciado no ano passado, serão encaminhadas para seus lotes de imediato, sendo que 100 já estão com recurso garantido para construção imediata e 33 receberão kit construção.
Representantes das Concessionárias de energia elétrica e água também participaram da reunião desta tarde e se comprometendo a dar celeridade na garantia dos direitos nas novas habitações. Estima-se um prazo de aproximadamente 10 dias para a divisão dos lotes e a instalação de água e energia elétrica na região. A partir desse momento, as famílias cadastradas e regularizadas receberão o benefício Credihabita, que visa conceder financiamento para aquisição de materiais de construção, bem como assistência técnica destinada à construção, ampliação, reforma e regularização edilícia de unidades habitacionais.
Greiciele Ferreira, uma das lideranças da comunidade, comemorou a notícia e agradeceu a força-tarefa da gestão para atender às famílias atingidas. “Desde o primeiro dia que tivemos o incêndio, a Prefeitura se colocou à nossa disposição com diversos atendimentos como a segunda via dos nossos documentos que foram queimados, atendimento médico no local, doações e alimentação completa, estamos passando até melhor do que antes, sendo tratados como ‘príncipes e princesas’, e agora com nossa moradia garantida, não temos nem o que falar, estou me sentindo amada, respeitada e honrada por todo esse apoio, vitoriosa e muito feliz com essa resposta tão rápida”.
Agilidade
A Prefeitura de Campo Grande rapidamente mobilizou equipes de diversas secretarias para atender as famílias atingidas no incêndio ocorrido na semana passada na comunidade Mandela. No plano de ação envolvendo os órgãos municipais, as famílias estão sendo atendidas com distribuição de água, colchões, marmitas, cestas básicas emergenciais e foram orientadas a deslocar para um dos três abrigos provisórios disponibilizados, além de ter sido ofertado o Programa de Locação Social.
Ao todo, no local foram montadas 14 tendas de apoio onde à noite são distribuídos os colchões para as famílias que optaram em ficar no local. Cada tenda tem capacidade para dez colchões e as lideranças da ação organizam a distribuição das famílias nos ambientes.
Além das tendas, também foi organizado um acolhimento na Escola Municipal Kamé Adania, localizada no conjunto Habitacional Nascente do Segredo. Apesar de poucas famílias buscarem a escola para dormir, o acolhimento continua sendo ofertado e no espaço as famílias também têm a possibilidade de realizar a higiene pessoal.
A Funsat (Fundação Social do Trabalho) também está presente na comunidade fazendo a inscrição de trabalhadores no Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho – Primt e com o setor de Serviço Social do órgão, para incluir mais pessoas interessadas em aderir ao programa. Também são ofertadas vagas específicas disponíveis no sistema da fundação, sendo realizada a triagem para encaminhamento conforme o perfil do candidato.
Corrente de Solidariedade
O Fundo de Apoio à Comunidade (FAC) está fazendo uma campanha para arrecadação de alimentos e itens básicos, que estão sendo levados para as famílias da comunidade Mandela (saída para Cuiabá) que ficaram desamparadas e desabrigadas, por conta do incêndio. As doações poderão ser levadas até o FAC, na Avenida Fabio Zahran, 6.000, Vila Carvalho. Informações pelo 67 2020-1361.
Também é possível ligar no 2020-1361, que dependendo do volume de itens, uma equipe irá buscar a doação no local indicado.
Entre os itens que podem ser doados estão: alimentos, materiais de higiene, fraldas descartáveis, água mineral, limpeza, colchão, enxoval de cama e de banho, materiais de construção, entre outros itens básicos.