Em janeiro de 2023, Dione Hashioka (Podemos), que já fez parte da composição da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) por dois mandatos, assumirá novamente o cargo de deputada estadual, com a vaga deixada pelo deputado estadual Barbosinha (PP), diplomado ontem (19) como vice-governador do Estado.
A deputada Dione Hashioka fala sobre seu terceiro mandato na ALEMS. “Assumiremos por um mês neste terceiro mandato, que fará parte da minha história na trajetória desta Casa de Leis. É com muito orgulho que irei assumir essa cadeira, e ser mais uma mulher que está participando e contribuindo com o Mato Grosso do Sul. Em janeiro posso visitar secretarias e o futuro governador, e manifestar os anseios do Vale do Ivinhema, e de todo o Mato Grosso do Sul. E poderei contribuir muito para o mandato do meu marido, deputado Roberto Hashioka [UNIÃO], pois que defendemos as mesmas causas e região, e quem ganha com isso é a população”, ressaltou.
Dione Hashioka é suplente de Barbosinha, eleito vice-governador de Mato Grosso do Sul, no pleito de 2022. Para que ela tome posse no cargo deputada estadual, foi necessária a renúncia de Barbosinha ao cargo de deputado estadual, conforme preconizado na Constituição Federal (CF), deixando então a vaga para sua suplente.
Por 31 dias, a deputada integrará o Parlamento Estadual. Entre os deputados que tomarão posse no dia 1º de fevereiro, está Roberto Hashioka (PSDB), marido da parlamentar, que exercerá seu primeiro mandato na Casa de Leis. A cerimônia de posse é prevista no Regimento Interno da Assembleia Legislativa.