Assessoria Militar da Agems cumpre papel fundamental, afirma Carlos Alberto de Assis
A reconhecida qualidade no desempenho da Agência Estadual de Regulação (Agems) é fruto de fatores determinantes, principalmente no conceito de gestão, que prioriza o oferecimento da melhor atenção e dos melhores serviços à sociedade, a capacidade dos funcionários e a estrutura moderna dos equipamentos e elementos materiais disponíveis.
É assim que o diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis, define o reconhecimento nacional à atuação da autarquia, creditando méritos especiais à sua Assessoria Militar, chefiada pelo coronel PM Waldir Ribeiro Acosta. Segundo Assis, os avanços vão continuar este ano. O planejamento que está sendo cumprido à risca prevê o fortalecimento da capacitação e das ações integradas que agregam segurança às atividades regulatórias.
APOIO
Tem sido decisivo o apoio governamental para suprir as necessidades da Agems, ressalta Assis. Os veículos, equipamentos de uso pessoal e de sinalização, uso de sistemas e ferramentas de segurança adquiridos em 2023 reforçaram a estrutura da unidade, consolidando um setor que vem sendo fundamental na segurança da fiscalização do transporte de passageiros.
A incorporação dos drones é um dos elementos que potencializou o trabalho conjunto da Assessoria com os agentes da Câmara Técnica de Fiscalização (Catefis). Além disso, a experiência própria da coordenação e da equipe da AM – composta por policiais militares – acrescenta conhecimento e articulação institucional à AGEMS como um todo, junto a importantes organizações ligadas à segurança.
Acosta informa que a assessoria já trabalha para buscar melhorias dos conhecimentos técnicos e profissionais da equipe, ampliação a formação e promovendo atualizações. Entre as novidades estão quatro importantes cursos de formação, as quais abrangem defesa pessoal, armamento e tiro e segurança de autoridades, além da proposta de criação da Brigada de Incêndio da Agems.