Após anos de debates sobre a mudança de nome do Mato Grosso do Sul, o logotipo do Governo do Estado agora ostentará o apelido “Estado do Pantanal”. A decisão foi sancionada pelo governador Eduardo Riedel na sexta-feira, dia 14 de junho de 2024.
A Lei nº 6.259 entrou em vigor na mesma data e estabelece que o apelido poderá ser acrescentado aos logotipos do governo de Mato Grosso do Sul. O codinome foi instituído pela Lei nº 6.184, de 26 de dezembro de 2023.
A inclusão no logotipo surgiu através do Projeto de Lei 160/2023, de autoria dos deputados Junior Mochi (MDB) e Gerson Claro, também aprovado pela Assembleia Legislativa no início de junho.
A matéria acrescenta dispositivo à Lei 4.702, de 27 de julho de 2015, nos termos que especifica, volta ao plenário para sua última análise, em redação final. O deputado Junior Mochi, um dos autores da proposta, agradeceu a aprovação. “Isso é importante para consolidar o projeto anterior do codinome do Estado do Pantanal. Isso sendo colocado na insígnia do nome oficial do Estado para surtir os efeitos na prática, acredito que é um avanço para nós”, considerou o parlamentar.
A adoção do apelido “Estado do Pantanal” é vista como uma forma de promover ainda mais a beleza natural e a biodiversidade do estado. O Pantanal é a maior área úmida tropical do mundo e abriga uma grande variedade de vida vegetal e animal. Espera-se também que o apelido ajude a impulsionar o turismo no estado.
Resumo dos pontos importantes:
- O apelido “Estado do Pantanal” pode ser usado nos logotipos do governo de Mato Grosso do Sul.
- O codinome foi instituído por lei em dezembro de 2023.
- A inclusão no logotipo foi proposta por deputados estaduais e aprovada pela Assembleia Legislativa.
- A medida visa promover a beleza natural e a biodiversidade do Pantanal.
- Espera-se que o apelido também ajude a impulsionar o turismo no estado.