Cassiano Maia já abre larga vantagem sobre todos os prováveis concorrentes na disputa pela prefeitura
Um dos cinco primeiros municípios de Mato Grosso do Sul e terceiro maior colégio eleitoral, Três Lagoas vai às urnas em outubro deste ano com a responsabilidade de eleger quem será o sucessor do atual prefeito, Ângelo Guerreiro (PSDB). Faltam pouco mais de sete meses para as urnas darem a resposta, mas as pesquisas já desenham um quadro bastante favorável para os tucanos, graças ao desempenho do presidente da Câmara Municipal, o vereador Cassiano Maia, o Dr. Cassiano. Ele tem o apoio do ex-governador Reinaldo Azambuja, do governador Eduardo Riedel e do prefeito.
De acordo com o Instituto Ranking Brasil Inteligência, Cassiano é o líder absoluto das intenções de voto – e vem aumentando a sua dianteira sobre a concorrência desde que sua pré-candidatura foi lançada no ano passado. Ele tem ampla vantagem em todos os possíveis cenários que a pesquisa apresentou aos eleitores. Registrada na Justiça Eleitoral com o número 02405/2024, a pesquisa com mil eleitores foi feita entre os dias 28 de fevereiro e 5 deste mês. Sua margem de erro é de 3,1%, para mais ou menos, e o intervalo de confiança é de 95%.
INSERÇÃO
Com penetração nos diversos segmentos da população – conforme demonstra o levantamento -, Cassiano venceria hoje adversários de diferentes partidos e tendências, entre os quais os bolsonaristas, da vice-presidente do PL Mulher, Mariana Amaral, e a esquerda, liderada pela pré-candidata do PT, Grazy Soares. Ambas empatam nas últimas posições, com 1% das intenções de voto.
Um dos cenários, o da consulta espontânea, traz Cassiano com 14%. Seu seguidor mais próximo é Ruy Costa (Democracia Cristã), com 4% – ou 10 pontos percentuais de distância. Nesta simulação, o maior número de citações (24%) foi do prefeito Guerreiro, que já foi reeleito e não pode ser candidato este ano. Em relação às pontuações anteriores, Dr. Ruy foi de 1,4% para 4%, enquanto Cassiano deu um salto bem maior, de 7% a 14%.
Em dois cenários da pesquisa, a liderança de Cassiano se mantém. No primeiro, ele lidera com 38%, contra 10% de Ruy Costa. Os dois cresceram no período e devem polarizar o pleito. O tucano tinha 26,30% em outubro, enquanto o democrata cristão 5,5%. Sayuri ficou com 7,40%, seguida por Paulo Veron com 5%, Fabrício com 2,8%, Marina Amaral com 1% e Grazy Soares com 0,60%.
No segundo cenário, Cassiano amplia a vantagem. Atinge 42% e Dr. Ruy chega a 13,2%. O terceiro neste cenário é Fabrício Venturolli, com 5%. No quadro de rejeições, aquele que ninguém gosta de ficar em primeiro lugar, quem está na ponta é Paulo Veron, com 14%, seguido de perto por Fabrício, com 12,8%, Sayuri com 10,6% e Dr. Ruy com 10%. Como se vê, os possíveis adversários do pré-candidato tucano lideram a rejeição.