O prefeito da cidade fronteiriça de Porto Murtinho, Nelson Cintra, abriu o desfile cívico-militar em comemoração ao aniversário da Independência do Brasil, na manhã desta quinta-feira, reafirmando sua confiança na transformação da região com o advento do corredor rodoviário da Rota Bioceânica (Brasil-Chile), que se concretizará em 2025 com a conclusão da ponte sobre o Rio Paraguai.
Ele disse que Porto Murtinho também busca sua independência economia definitiva, depois de vários ciclos em mais de um século que impulsionaram seu desenvolvimento, e destacou o município deixou de ser o fim de linha para ser um dos mais importantes do Brasil como centro do comércio internacional e trânsito de pessoas entre os oceanos Atlântico e Pacífico.
“Hoje somos uma região diferenciada, estamos saindo do isolamento, assim como os nossos irmãos paraguaios aqui do outro lado da fronteira, e o progresso chegou, não temos mais dúvida disso”, comentou o prefeito em sua fala durante ato no Teatro de Arena, ao lado do palanque oficial e da sede da prefeitura. “Somos o portal da Rota Bioceânica”, enfatizou.
Canteiro de obras
Ao demonstrar seu otimismo com o novo ciclo de desenvolvimento de Porto Murtinho, que passou pelos períodos da erva-mate, tanino e charqueada, Nelson Cintra destacou que o município conta com a parceria do Governo do Estado e da bancada federal para se estruturar para a chegada do desenvolvimento. “Hoje a cidade é um canteiro de obras em todas as áreas”, disse.
Além da reestruturação urbana, o prefeito lembrou que sua gestão está investindo nas pessoas, buscando, com o apoio do Sebrae e outras instituições, a capacitação da mão-de-obra local para absorver os empregos que serão gerados futuramente. “Estamos olhamos para os nossos murtinhense, preparando a nossa gente para os dias melhores que virão”, completou.
O desfile
O desfile cívico-militar em celebração ao 7 de Setembro em Porto Murtinho foi realizado na manhã desta quinta-feira com a presença de doze escolas municipais e das forças do Exército, Marinha, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros. O desfile ocorreu na rua Pedro Celestino, com a presença de um grande público.
Na abertura solene, o hasteamento das bandeiras, no porto-geral, foi feito pelo prefeito Nelson Cintra, presidente da Câmara de Vereadores, Elbio Santos Balta, e pelo comandante da 2ª Companhia de Fronteira, coronel Dorgival das Neves Franco. Dentre as autoridades convidadas, estiveram presente ao ato vereadores, secretários e representantes militares.