Médico volta para o cargo de parlamentar após “tucano”
Lívio Viana de Oliveira Leite, conhecido como Dr. Lívio, vai assumir a cadeira do vereador Cláudio Serra Filho (PSDB) na Câmara Municipal de Campo Grande. A convocação do suplente foi assinada pelo presidente da casa, Carlão Borges (PSB), nesta terça-feira (14).
A substituição dele pelo suplente começou a ser cogitada na no início do mês, mas só nesta terça-feira foi confirmada.
Lívio explicou que só deve assumir a cadeira de Claudinho na próxima terça-feira, dia 21 de maio, isso porque ele é médico concursado no Ministério da Previdência e antes de se tornar vereador, precisa entrar com pedido de licença do cargo, burocracia que deve ser resolvida em uma semana.
Cearense de fortaleza, Lívio assumiu ainda em 2015 seu primeiro mandato como suplente de vereador, até se eleger novamente em 2016, atuando como parlamentar até durante o primeiro ano de pandemia da Covid-19.
Já em 2021, quando Rosana Leite de Melo foi nomeada como secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19 pelo Ministério da Saúde, Lívio ocupou seu lugar na direção do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.
Dr. Lívio foi eleito suplente pelo PSDB, mas em março deste ano mudou de partido e agora faz parte do União Brasil. Justamente por isso, sua permaneceria na Câmara Municipal pode ser mais rápida do que o previsto.
Quando o suplente migra de partido, à legenda pode pedir o mandato à Justiça Eleitoral alegando infidelidade partidária. A análise é feita caso a caso. Na hipótese de a sigla não requerer a cadeira em 30 dias, o espaço fica aberto ao MPE (Ministério Público Eleitoral) fazê-lo.