Lula atende governador e reforça prioridade para defesa do Pantanal em Mato Grosso do Sul
Além da liberação de recursos – o lote mais recente são os R$ 137,6 milhões previstos em Medida Provisória -, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) determinou a adoção de todas as medidas que forem necessárias para combater os incêndios florestais no Pantanal e realizar procedimentos preventivos. O presidente atendeu pedidos do governador Eduardo Riedel (PSDB).
Em consequência, o reforço nesta prioridade terá mais um capítulo nesta terça-feira, 12, quando três ministros e Riedel estarão em Corumbá e se reunirão com autoridades e representantes de produtores e pantaneiros. Os ministros são Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e Waldez Góes (Desenvolvimento Regional).
Para o governador, trata-se de mais uma demonstração das soluções definidas na parceria entre os governos federal e estadual para, no primeiro momento, combater e acabar com os focos de incêndio, impedindo que se alastrem. No entanto, há outros investimentos e providências para capacitar e reestruturar os recursos humanos, tecnológicos e operacionais que cuidam do bioma.
Recentemente, Riedel, Simone e Marina percorreram algumas áreas atingidas pelo fogo. Após sua chegada na parte da manhã, a comitiva estará à disposição da imprensa no Quartel do Corpo de Bombeiros em Corumbá (Av Rio Branco, 1611), às 10h30. A agenda será transmitida ao vivo pelo Canal do YouTube do governo de Mato Grosso do Sul.