Projeto de lei do deputado estadual Professor Rinaldo foi aprovado na Assembleia Legislativa por unanimidade
Com o voto de todos os deputados, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) aprovou projeto de lei criando a Semana Estadual do Cooperativismo. “É fundamental reconhecer e fortalecer um dos segmentos mais importantes no contexto da produção colaborativa, que tem assegurado ao Brasil um forte alicerce de desenvolvimento econômico e social”, opina o deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), autor da proposta.
Coordenador da Frente Parlamentar de Defesa do Cooperativismo, ele destaca a eficiência do colegiado, formado por 21 deputados, que têm como tarefas centrais propor, discutir e acompanhar políticas públicas e privadas relacionadas ao setor. Em 2016, por sugestão de Rinaldo, foi criado o Dia Estadual do Cooperativismo, comemorado em 1° de julho. A Semana Estadual deve ser realizada anualmente, em julho.
NÚMEROS
O Brasil tem oito das 300 maiores cooperativas do mundo. A OCB (Organizações das Cooperativas Brasileiras) representa o setor, juntamente com a Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). No Estado, há 126 cooperativas de diversos segmentos econômicos, abrigando 451 mil cooperados e 12,9 mil funcionários.
O deputado afirma que a parceria com a OCB/MS (Organização das Cooperativas de Mato Grosso do Sul) é sólida e propositiva, com vários avanços. “Desde que conheci esse modelo me interessei em saber mais e a propor políticas públicas que valorizem o cooperativismo”, enfatizou. “É um segmento estratégico, principalmente pela importância que tem no Estado, expoente no agronegócio e outros espaços cooperativados da economia”, completou.