As convenções que oficializarão as candidaturas vão ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto
O primeiro turno da eleição para o governo de Mato Grosso do Sul está marcado para 2 de outubro de 2022, mas as negociações por alianças seguem intensas. As convenções que oficializarão as candidaturas vão ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto. Entretanto, já foram praticamente definidos os nomes de sete pré-candidatos ao governo.
Restam as definições de outros integrantes que vão compor a chapa majoritária, como dos pré-candidatos a vice e ao Senado.
O PSDB tenta o terceiro mandato e lançou a pré-candidatura de Eduardo Riedel. Ele tem 53 anos e é natural da cidade do Rio de Janeiro. É graduado em Ciências Biológicas com mestrado em Zootecnia e Gestão Empresarial e Gestão Estratégica. Foi presidente da Famasul, do Conselho do Sebrae/MS, vice-presidente e diretor da CNA. Foi secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica e de Infraestrutura. A Convenção do PSDB não tem data definida e é provável que o candidato a vice seja conhecido nesta ocasião.
O ex-governador André Puccinelli é candidato pelo MDB. Ele tem 74 anos e nasceu em Viareggio, na Itália. É médico. Foi secretário estadual de Saúde, deputado estadual, deputado federal, prefeito de Campo Grande por dois mandatos consecutivos e governador de Mato Grosso do Sul também por duas gestões. A Convenção do MDB que homologa a candidatura de André será no dia 5 de agosto no Clube Nipo Brasileiro em Campo Grande. Este é o prazo máximo, previsto pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O partido União do Brasil oficializou o nome da deputada federal Rose Modesto como pré-candidata ao governo do estado. Ela tem 44 anos e nasceu em Culturama, distrito de Fátima do Sul. É professora. Já foi vereadora em Campo Grande, vice-governadora do estado e está no exercício do primeiro mandato na Câmara dos Deputados. A Convenção do União Brasil será realizada no dia 22 em Campo Grande. O Local ainda não foi definido.
Já o Capitão Contar é o pré-candidato ao cargo pelo PRTB. Ele é natural de Campinas, em São Paulo e tem 38 anos. É capitão da reserva do Exército Brasileiro. Se formou na AMAN. Sua formação é bélica com ênfase em Administração Logística e Pública. É pós-graduado pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e está no primeiro mandato como deputado estadual de Mato Grosso do Sul. A convenção do PRTB ainda não tem data definida.
O PT oficializou o nome de Giselle Marques como pré-candidata ao governo de Mato Grosso do Sul. Ela tem 54 anos, é natural de Campo Grande. É advogada, professora universitária, doutora em Direito e pós doutora em Desenvolvimento Regional. Já foi secretária-geral da OAB/MS, foi superintendente do Procon/MS e gerente de licenciamento do IMAP.
O PSOL tem como pré-candidato ao cargo o bacharel em Direito Adonis Marcos. Ele tem 38 anos, é natural de Cascavel, no Paraná. É livre pensador, autônomo, conciliador do CNJ em formação e militante das causas sociais, tanto no campo quanto na cidade. Já foi candidato a deputado estadual e vereador por Campo Grande. Apesar das pré-candidaturas, o PSOL mantém negociações com o PT. O cenário pode, portanto, mudar no período de convenções, de 20 de julho a 5 de agosto.
Também é pré-candidato o ex-prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD). Ele tem 57 anos e nasceu em Campo Grande. É advogado. Já foi conselheiro da OAB/MS, presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, secretário municipal, vereador, deputado estadual e estava no segundo mandato como prefeito da capital sul-mato-grossense, quando renunciou, para a disputa pelo governo. A Convecção do PSD será na manhã do dia 30 de julho. O evento será realizado no Clube Nipo Brasileiro, na avenida João Arinos, saída para Três Lagoas na Capital.