Rodrigo Perez e a dinâmica da gestão estratégica: “Os planos de governo não são ações isoladas”
Criado em 2015 quando o governador era Reinaldo Azambuja, os contratos de gestão definiam as metas de cada pasta para o ano, tendo como foco melhorar as entregas aos cidadãos, estabelecendo compromissos com a sociedade. O funcionamento desta dinâmica foi liderado passo a passo pelo secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.
Em 2022, quando foi eleito para suceder Azambuja e dar sequência às iniciativas exitosas, Riedel anunciou que se dedicaria com o máximo esforço para aprimorar aquele mecanismo gerencial e elevar o seu potencial para as ações-meio e ações-fim. Os resultados falam por si e deixam governador e sua equipe ainda mais confiantes para o próximo ano. Na sexta-feira (13), ele reuniu-se com o vice-governador José Carlos Barbosinha (PSD), e todos os secretários titulares e adjuntos, para avaliar as ações estratégicas de 2024 e o cumprimento das metas.
Os balanços de cada Pasta com a avaliação anual dos contratos de gestão apresentaram desempenho excelente, com a execução média de 94% dos projetos programados para o exercício. “Foi um ano extremamente positivo. As políticas públicas importantes foram reforçadas e inovadas. E é o momento de a gente olhar e analisar os contratos de gestão, para poder melhorar. Faz parte do processo de planejamento e de execução de todas as áreas de atuação do Estado”, explicou o governador.
MAIS AVANÇOS
Thaner Castro Nogueira, responsável pela Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segemn), vislumbra mais avanços em 2025, quando o projeto dos contratos de gestão completará 10 anos. As ações pelo municipalismo ativo e transversais, que resultaram em inúmeras entregas, também foram ressaltadas pelo secretário de Governo, Rodrigo Perez. Ele disse que “os planos de Governo não são ações isoladas, são eixos que se conectam dentro de cada secretaria”.
Riedel observou que esses relatórios, com seus números e avaliações, respaldam as projeções otimistas. “Estou orgulhoso do nosso time, que tem conduzido o Estado com responsabilidade, carinho, respeito às pessoas e ao orçamento. Chegamos a um final de ano felizes pelos resultados”, afirmou. “O Estado tem crescido, com o povo incluído neste processo, e tem buscado identificar as deficiências e superá-las. É uma equipe motivada”, concluiu.