O braço direito do ex-prefeito e candidato derrotado nas eleições de domingo (2), Marquinhos Trad, deixou a prefeitura. Antônio Lacerda, secretário de governo e relações institucionais de Campo Grande, publicou em sua rede social nessa segunda-feira (3) que está deixando o cargo por questões pessoais.
Corre nos bastidores e corredores políticos que, depois do primeiro turno das eleições, a prefeita Adriane Lopes faria uma limpa nos cargos indicados por Marquinhos. Isso incluiria também cargos em comissão e os irregulares do Proinc, que segundo investigado pela Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), foram nomeados para trabalhar de cabos eleitorais do candidato do PSD.
Com o resultado das urnas estariam agora sem função, o que pode ocasionar um debandada na prefeitura. Assim a prefeita vai conseguir se livrar de responder por improbidade administrativa por ultrapassar o limite prudencial de gastos com salários, que tem de comprometer no máximo 51,6% da receita da prefeitura, hoje já compromete 59,2%.
Folha salarial da prefeitura da Capital de maio deste ano obtida pelo FOLHA DE CAMPO GRANDE mostra que os contribuintes bancam cerca de 10 mil servidores não concursados e beneficiários do Programa de Inclusão Social (Proinc). O custo mensal desse desarranjo que a prefeita Adriane Lopes herdou de Marquinhos Trad é de quase R$ 30 milhões.
Em uma publicação feita em seu Instagram, Lacerda fala: “Hoje, 3 de outubro, com a legítima sensação do dever cumprido, por questões pessoais, estou deixando esse importante cargo. Mas quero manter sempre vivo o meu alistamento, como soldado, para continuar dando o melhor de mim em prol dessa cidade que serviu de berço aos meus filhos e de túmulo aos meus antepassados”, escreveu.
Na postagem ele ainda agradece a prefeita Adriane Lopes e o ex-prefeito, Marquinhos Trad. “Que Deus, na sua sagrada plenitude, abençoe a nossa prefeita Adriane Lopes para que ela conduza a nossa cidade com sabedoria e competência ao seu grandioso destino, que é o destino de ser uma grande, humana e próspera cidade. Por derradeiro, o meu agradecimento e a minha gratidão ao ex-prefeito Marquinhos Trad e a todos os colegas com quem dividi o percurso dessa apaixonante jornada”.
“Ao longo desse período, até hoje, dei o melhor de mim – tudo quanto pude – para devolver aos campo-grandenses e aos sul-mato-grossenses o orgulho que sempre tiveram da nossa amada Capital. Participei diretamente de todas as conquistas. Sempre busquei com carinho e respeito estabelecer um diálogo amistoso e institucional com todas as entidades públicas e privadas do nosso município”, finaliza a publicação.