A novela de 11 anos finalmente está chegando ao fim. Após visita na tarde desta terça-feira (22), juntamente com a comissão que acompanhou as obras, o o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, confirmou que inauguração do “Aquário do Pantanal” vai acontecer no dia 28 de março, próxima segunda-feira, com uma novidade, a partir de gora ele se chamará Bioparque Pantanal – Espaço de Experiência e Conhecimento, em Campo Grande.
Riedel destacou que desde quando a retomada da obra foi autorizada, muitas coisas foram feitas simultaneamente e em coordenação. “Um grande desafio no ponto de vista da gestão de obras e empreendimentos. A gente conclui uma longa jornada de obra e, agora, se inicia uma nova história”, pontuou.
Para o secretário, o Bioparque chega com uma nova proposta para se tornar algo de uma dimensão muito grande não só do ponto de vista turístico, mas também “científico, educacional e de conscientização”.
“Vamos começar a operar, de imediato, num conceito de chamar a sociedade para dentro de maneira controlada, guiada, para poder ter o máximo de conhecimento e participação na maturidade do empreendimento, esse é o nosso objetivo”, acrescentou Riedel.
Está é mais uma obra inacabada que o atual governo entrega, seguindo à risca o programa “Obra inacabada Zero”. Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Bioparque Pantanal conta com 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes, totalizando um volume de cinco milhões de litros de água, nas dependências do Parque das Nações Indígenas.
Inicialmente as portas serão abertas para a visitação apenas de alunos de escolas públicas. A abertura para a população em geral será a partir do mês de abril, ainda sem dia definido. “Terminamos uma jornada de obras para um novo momento. Está tudo pronto para abrir em abril, mas a partir de segunda já começa visitação das escolas”, explicou Riedel.
Todo o calendário de visitação e demais detalhes da obra serão apresentados na inauguração.