Deputado do PSB é uma das lideranças identificadas com a agenda ambiental para o desenvolvimento
A presença do deputado estadual Paulo Duarte nos palanques do PSB e dos aliados nas eleições é tida como garantia efetiva de compromisso das gestões municipais com as pautas do desenvolvimento sustentável. Natural de Corumbá, a “capital do Pantanal”, cidade que já administrou, Duarte é um profundo conhecedor das demandas ambientais e tem sua presença na vida pública marcada pela defesa do crescimento econômico, ancorado na inclusão das pessoas e na harmonia com a preservação da natureza.
Para o deputado, o meio ambiente é o tema de maior importância no mundo. “Temos problemas cada vez mais variados e constantes, em função dos desequilíbrios provocados, sobretudo, pelo crescimento demográfica e econômico desordenado, o aquecimento global e as frequentes agressões à natureza”, alinha Duarte. Para exemplificar, ele cita a expansão da indústria turística nos casos em que a atividade não é precedida por condições como o ecoplanejamento e legislação rigorosa de controle e prevenção às práticas que causam danos aos ecossistemas.
AMPLA MOBILIZAÇÃO
Paulo Duarte lembra que no ano passado o governo de Mato Grosso do Sul deu uma grande demonstração de comprometimento com a causa, ao sancionar, com apoio da Assembleia Legislativa, a Lei do Pantanal. E agora, diante dos incêndios florestais na região pantaneira, o parlamentar considera fundamental mobilizar todos os poderes e envolver a sociedade num processo de responsabilidade coletiva voltada à prevenção. E não é só em relação a incêndios no Pantanal, mas em todas as formas de destruição de recursos naturais em qualquer ambiente, urbano ou rural.
Por isto, a contribuição de Paulo Duarte com a campanha temática do PSB e das forças aliadas é estratégica, porque promove uma discussão das mais prioritárias e qualifica as tarefas de apresentar projetos e pedir votos. Ele deseja que todos os partidos e candidaturas façam o mesmo – assim, a população se engajará com maior determinação para influir nos programas de governo que serão elaborados. O deputado do PSB defende que os debates eleitorais abordem a sustentabilidade não só no campo, mas nas áreas urbanas, com incursões em ideias como as cidades inteligentes, a arborização, o saneamento, a acessibilidade e a mobilidade.