Livro de Cláudia Gaigher, uma das grandes jornalistas da tevê no Páis, aborda as belezas e desafios do Pantanal
Quando se fala ou se escreve sobre o meio ambiente, fauna, flora e os rios pantaneiros, uma das fontes essenciais de informações é Cláudia Gaigher. A repórter da TV Morena e Rede Globo está entre as principais jornalistas brasileiras em matéria de coberturas eco ambientais, sobretudo quando se trata do Pantanal.
Nesta terça-feira, 14, no Salão Negro do Senado, a partir das 16h, ela vai lançar, com roda de conversa, seu apaixonante livro “Diário de Uma Repórter no Pantanal”. A iniciativa tem o apoio de um político dos mais comprometidos com a defesa do meio ambiente: Nelsinho Trad (PSD). Para ele, este é um tipo de literatura fundamental para que todos possam conhecer, entender e engajar-se na questão ambiental.
Ele afirma que a jornalista há anos vem vivendo experiências únicas em reportagens históricas e reveladoras sobre o ecossistema, o modo de vida dos pantaneiros e a abundância das suas riquezas naturais, além de apontar fatores que depreciam e desfiguram a região. Por isto, ele diz que além do lançamento do livro a repórter realizará uma roda de conversa para abordar vários ângulos deste assunto.
O livro “Diário de Uma Repórter no Pantanal” já teve sessões de lançamento em Mato Grosso do Sul (Campo Grande e Corumbá), São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo (Cachoeira de Itapemirim), estado natal de Cláudia Gaigher. A jornalista Cláudia Gaigher dá voz ao bioma em 30 histórias interessantes e saborosas vividas nos bastidores de reportagens.
AMOR PELO PANTANAL
Ela destaca o apoio que recebeu do parlamentar pessedista. “Com o convite do senador Nelsinho Trad, foi possível chegar neste espaço. Ele é de Mato Grosso do Sul, a gente se conhece, e ele sabe do meu amor pelo Pantanal”, agradeceu. A proposta da escritora e da Editora Documenta Pantanal, que propôs a publicação do livro, é mostrar ao mundo, por meio de documentários, fomento de publicações e conteúdos diversos, a maravilha que é a maior planície alagada do mundo.
“Eu recebi o meu exemplar logo após o lançamento em Campo Grande. A obra traz conhecimento e conscientização sobre a necessidade de preservar o bioma”, comentou Nelsinho Trad. “E não existe ninguém que tenha tanta experiência de promover reportagens no Pantanal como a Cláudia. Este livro é uma verdadeira aventura”, salientou. Há 26 anos, a repórter capixaba recebeu a missão de desbravar o jornalismo em Mato Grosso do Sul – e o Brasil passou a conhecer melhor o Pantanal sul-mato-grossense.
Após cada reportagem, a jornalista registrava suas impressões e as transformou – com apoio do Documenta Pantanal – em um livro. “Posso dizer que conheci a maior parte do bioma, cada cantinho. E nestes anos todos, sempre que ia fazer uma reportagem eu pesquisava muito sobre o tema, lia artigos científicos, conversava com pesquisadores, comunidades tradicionais e pantaneiros, para aprender com eles”, conta Cláudia.