Na prática, o deputado tucano quer adotar colegiado semelhante ao existente no Congresso Nacional
O deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) propôs nesta terça-feira, 27, a criação da Frente Parlamentar Municipalista. A frente tem como objetivo fortalecer as ações prioritárias em prol dos municípios sul-mato-grossenses.
Na prática, o deputado tucano quer adotar colegiado semelhante ao existente no Congresso Nacional por mobilização da CNM (Confederação Nacional de Municípios), a qual já integrou o seu Conselho Político à época em que era presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).
Em Brasília, senadores e deputados federais integram a Frente Parlamentar Mista Municipalista em defesa dos interesses dos municípios brasileiros.
“Como ex-prefeito, e ex-presidente da Assomasul, estou envolvido com a causa municipalista. O municipalismo é uma das bandeiras do nosso mandato”, destaca Caravina. “Queremos que a Frente Parlamentar seja um instrumento de defesa dos interesses das cidades e daremos visibilidade às reivindicações dos prefeitos, prefeitas, vereadores, vereadoras e lideranças, que estão na base e conhecem a realidade cada município”, explica o deputado.
“Temos no governo estadual um governo municipalista. São várias ações e programas criados pelo Estado para modernizar a infraestrutura e os serviços públicos nos municípios”, disse Caravina
Na avaliação do deputado, mesmo o Mato Grosso do Sul vivendo um período de grande apoio financeiro do Governo do Estado para as prefeituras e que haja sensibilidade por parte do governador Eduardo Riedel (PSDB) à causa municipalista, ainda é necessário promover o fortalecimento e valorização dos municípios.
“Temos no governo estadual um governo municipalista. São várias ações e programas criados pelo Estado para modernizar a infraestrutura e os serviços públicos nos municípios. A proposição da frente parlamentar é para reforçar este movimento de transformação e oferecer mais um mecanismo de apoio aos administradores municipais”, destaca Caravina.
Dentre as atividades da frente parlamentar, serão realizadas, audiências públicas, reuniões, seminários e demais eventos necessários com autoridades dos governos municipais, estaduais e nacionais. “Vamos fazer os debates sobre leis que possam fortalecer a ação nos municípios. Além disso, vamos trabalhar para que as grandes bandeiras municipais sejam fortalecidas”.