Legislativo de Mato Grosso do Sul conquistou Selo Ouro no ranking brasileiro de transparência
Ao ser informado sobre a conquista Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), ganhadora do Selo Ouro no ranking nacional Radar da Transparência Pública, o deputado estadual e presidente do Parlamento, Gerson Claro (PP), exultou: “Estes resultados confirmam que estamos no caminho certo, consolidando nossa posição entre os mais transparentes do Brasil”. O levantamento é da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), por meio do PNTP (Programa Nacional de Transparência Pública).
O índice de transparência da Alems aumentou de 77,58%, em 2023, para 86,41%, em 2024, garantindo o novo selo de qualidade. Em 2022, a Alems ocupava a 17ª posição e estava no nível básico do ranking. Agora, está em 8º. O avanço ilustra o esforço dos 24 deputados e crava um marco especial nesta primeira gestão de Gerson Claro, já reeleito para mais dois anos à frente da Mesa Diretora.
“Estamos dando continuidade às atualizações e às facilidades no acesso às informações, com o Site Oficial e o Portal da Transparência, para atender aos critérios do ranking nacional. Isso é motivo de grande orgulho e compromisso com a gestão pública responsável”, disse Gerson.
RECONHECIMENTO
Para o presidente, o selo dourado vem reconhecer os compromissos com a ética, a transparência e a gestão de excelência. Gerson diz ser fruto de um esforço contínuo e conjunto para modernizar e agilizar os serviços, disponibilizar informações de forma acessível e garantir à população pleno acesso às ações dos 24 deputados estaduais. “Queremos que cada sul-mato-grossense sinta-se representado e confiante no trabalho realizado pelos parlamentares, tendo sempre como pilar a gestão responsável dos recursos públicos”, frisou o 1º secretário, Paulo Corrêa (PSDB).
No comparativo com as demais instituições estaduais, incluindo os demais poderes, a Alems está em 2º lugar. À frente, apenas o Governo do Estado. A Assembleia é a instituição que alcançou a maior variação percentual positiva do índice de transparência, com uma melhoria de 11,38% nos critérios de avaliação. Entre as 164 instituições estaduais avaliadas, nos três poderes, a Alems está na 7ª melhor posição. Segundo o secretário Jurídico e Legislativo, Gustavo Giacchini, o ranking é uma competição saudável entre as instituições do poder público e incentiva o servidor a se dedicar para alcançar a pontuação máxima e, consequentemente, qualificar a informação para a população.
COMPROMISSO
O ranking foi divulgado na quarta-feira (13), durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, em Foz do Iguaçu (PR). Entre os critérios em que a Alems teve nota máxima, com 100% de atendimento, está a divulgação institucional. Segundo Luciano Rodrigues Lima, secretário de Comunicação Institucional, o resultado representa o compromisso do Poder Legislativo com a transparência e a eficiência no serviço público. “Nosso objetivo é sempre aproximar o cidadão da Casa de Leis e de seus representantes”, afirmou. “De forma ágil, toda pessoa pode acessar o site institucional e as mídias sociais e ter acesso ao que acontece na Casa”.