Visto diplomático, usado pelo ex-capitão para entrar no país, vence na segunda-feira
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou a mudança de status de seu visto nos Estados Unidos. O pedido é para que o visto diplomático, que vence na segunda-feira 30, deixe de ser considerado e que uma autorização para turismo passe a ser usada por ele. A informação é da jornalista Bela Megale, do jornal O Globo.
Conforme noticiou CartaCapital na quinta-feira 26, com a mudança do visto, Bolsonaro conseguiria ficar ao menos mais alguns dias nos EUA, uma vez que não precisaria sair do País enquanto aguarda a análise de seu pedido. Vale lembrar que a alteração não é automática e poderá ser negada. Caso seja rejeitada, restariam poucas opções para o ex-presidente ficar em solo norte-americano.
O visto de turista é válido por 90 dias, o que faria com que ele pudesse ampliar em até três meses sua estadia no País. Informações divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo nesta sexta dão conta de que Bolsonaro pediu para que seu anfitrião, o ex-lutador José Aldo, permita que ele fique em sua casa até, ao menos, o final de fevereiro.
Os dois pedidos indicam, portanto, que o ex-capitão não pretende voltar tão cedo ao Brasil. Nesta sexta, Valdemar Costa Neto chegou a afirmar que Bolsonaro pretendia retornar na semana que veem. Michelle, que acompanhou o marido na viagem, desembarcou na quinta-feira no Aeroporto de Brasília.