Os deputados estaduais apreciaram nesta terça-feira (5) quatro projetos de leis, sendo três em segunda discussão e um em primeira votação. Além das matérias, a Mesa Diretora colocou em votação o retorno das atividades presenciais nas dependências da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a partir do dia 2 de maio de 2022, restringidas desde o início da pandemia no Brasil no primeiro semestre de 2020, devido às medidas de biossegurança adotadas.
“Vamos voltar a abrir a Casa de Leis a toda população e voltar com as sessões presenciais, aqui no plenário Júlio Maia, em que cabe em torno de 150 pessoas muito bem acomodadas. Também fica autorizada a continuidade da participação dos deputados de maneira on-line, que já estamos habituados com a tecnologia da sessão de forma híbrida”, explicou o presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB).
A proposta para retomada dos serviços com uma ‘nova Assembleia’ funcionando de forma híbrida contou com 20 favoráveis e um voto favorável ao retorno apenas presencias, do deputado Pedro Kemp (PT). Ele fez uma série de pontuações e alfinetadas à proposta durante a votação.
“Tenho três deputados que me pedem que continue híbrida, por problemas de saúde ou problema outro. Estamos com saudade da tribuna, é aqui que acontecem os debates e essa é a nova Assembleia”, ponderou o presidente da Casa.
Paulo Corrêa decretou a decisão das sessões mistas ao final da votação. “Conforme decisão da maioria. Vamos esperar que a gente possa produzir o tanto que vem produzindo de forma online”, pontuou. Mais uma vez Kemp rebateu: “dá para fazer muitas atividades ao mesmo tempo.”