Projetos de destaque e melhor estrutura de estacionamento e refeitório
Na próxima segunda-feira (3) iniciam os trabalhos na Assembleia Legislativa (Alems) com a posse da nova Mesa Diretora e na terça-feira (4) ocorre a cerimônia de abertura da 3ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura, às 9h, no Plenário Deputado Júlio Maia. Um pouco antes, às 8h45, o governador Eduardo Riedel passará em revista à tropa formada pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul na rampa que dá acesso ao Palácio Guaicurus.
O deputado Gerson Claro (PP) será reconduzido para o cargo de presidente da Alems por mais dois anos (2025-2026). O deputado Paulo Corrêa (PSDB) continua como 1º secretário e o deputado Pedro Kemp (PT), o 2º secretário. Também foram reconduzidos aos cargos os deputados Renato Câmara (MDB), 1ª vice-presidente; Zé Teixeira (PSDB), na 2ª vice-presidência; Mara Caseiro (PSDB) como 3ª vice-presidente; e Lucas de Lima (Sem partido) como o 3º secretário.
O presidente do Legislativo, Gerson Claro, falou sobre os projetos que devem ser destaque em votações neste ano, como a votação da lei sobre pesca e turismo, acordos tributários e a instalação de uma legislação que abra a possibilidade de fazer terceirizações, principalmente na área da saúde.
Sobre a possibilidade do Senado para 2026, Gerson Claro fala que o plano não será individual e sim uma construção. “Se for importante para o Mato Grosso do Sul, para o nosso partido, nós vamos estar trabalhando e quem sabe seja uma oportunidade. Eu sou mais uma peça dentro desse tabuleiro”.
Ainda sobre o processo eleitoral de 2026, o presidente da Assembleia destacou que acabamos de passar por um processo eleitoral, sem “contaminar” os trabalhos da Casa. “A eleição nacional deve influenciar nos debates, mas prevalecerá o diálogo e a responsabilidade para que os projetos de interesse da sociedade sejam votados e pautados. Os temas relacionados às eleições de 2026 sejam discutidos somente nos três últimos meses antes do pleito”, destacou Gerson Claro.
OBRAS NA CASA
O deputado falou ainda das obras em andamento do estacionamento que deve ampliar de pouco mais de duzentas para setecentas vagas, por meio de um projeto arquitetônico de verticalização, sem derrubada de árvores, que inclui a utilização do subsolo. A primeira etapa desta obra deve ser concluída no final do primeiro semestre de 2025 e a segunda etapa iniciada a partir do segundo semestre. Outra obra importante é a do refeitório da Assembleia Legislativa, que contará agora com 300 metros quadrados para atender os servidores e visitantes e tem previsão de conclusão em março.