Militares do Bope foram chamados para detonar o explosivo; para isso, eles isolaram o local e usaram um robô; em depoimento o jovem falou que as armas não eram dele
Um rapaz de 20 anos, conhecido como Zóio, foi preso em flagrante com uma granada de uso militar em casa depois de fazer uma live com armas e drogas nas redes socais. O caso aconteceu em Sidrolândia – cidade a 57 quilômetros de Campo Grande – nessa quarta-feira (27) e precisou de militares do Bope (Batalhão de Operações Especiais) para detonar o explosivo.
A Polícia Militar da cidade recebeu informação de que Zóio usava droga e exibia revólveres e pistolas em uma transmissão ao vivo no Instagram. Antes mesmo das equipes irem até o rapaz, novas denúncias surgiram; dessa vez que ele ameaçava vizinhos com armas.
Os militares então foram a residência da rua Doutor Nélio Saraiva Paim.
Zóio estava em um quarto nos fundos do terreno e alegou aos policias que começou a beber meio-dia e no fim do dia decidiu fazer uma live. Explicou que as armas que exibiu não eram dele, apenas as drogas. Confirmou inclusive que vendia maconha, mas negou ter feito as ameaças aos vizinhos.
Buscas foram feitas no imóvel e os militares encontraram 300 gramas de maconha, duas munições calibre 32 e uma granada defensiva de uso militar.
Diante do achado, os policiais isolaram o local, tiraram todos os moradores da residência e avisaram o Grupo de Bombas e Explosivos do Bope. Os militares foram até o município e fizeram o procedimento de detonação controlada do artefato:
Primeiro, um dos policiais, vestido com traje especial, se aproximou e fotografou o artefato; depois, um robô retirou a granada do local em que estava e a deixou em um ambiente seguro e por fim, a detonação controlada foi feita.
Os fragmentos foram recolhidos e levados para perícia no Bope. Enquanto isso, Zóio foi algemado e levado para a Delegacia de Polícia Civil da cidade. Ele foi indiciado por quatro crimes: tráfico, apologia ao crime, posse irregular de arma e posse ilegal de arma.