Em 2024 foram registradas em MS mais 22 mil ocorrências de violência doméstica, 91% contra mulheres
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) publicou resolução no Diário da Justiça nesta sexta-feira (31/01), definindo pela criação da 4ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Campo Grande (MS).
Esta resolução do Poder Judiciário de MS deve auxiliar no andamento e resolução do grande número de processos. Conforme o documento, a medida considerou a “necessidade de instalar mais uma Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher na comarca de Campo Grande, em razão da crescente demanda, visando reduzir a sobrecarga nas Varas existentes e garantir uma resposta mais ágil”.
Serão transferidos 33% de todo o acervo da 1ª e 2ª Vara de Violência Doméstica para a 4ª Vara. Mato Grosso do Sul registrou mais de 22 mil ocorrências de violência doméstica no Estado ano passado, onde as mulheres representam 91 por cento das vítimas.
Nesta quinta-feira (30/01), foi lançada a pedra fundamental do novo Fórum da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso da Capital.
O novo fórum será construído em um terreno de 5.440 m², localizado no Jardim Imá, atrás da Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande. Com uma área construída prevista de 1.504 m², o espaço abrigará seis varas judiciais com foco no atendimento especializado a mulheres, crianças, adolescentes e idosos vítimas de violência, proporcionando a criação de um ambiente de acolhimento humanizado e interinstitucional.
A expectativa é que o novo fórum seja concluído até o final de 2026, criando um espaço essencial para o avanço do sistema judiciário no Estado.
Para o governador Eduardo Riedel, o projeto do Fórum da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso, que será executado pelo Poder Judiciário em parceria com o Governo do Estado e apoio do Governo Federal, é uma grande conquista para a sociedade sul-mato-grossense. Ele assinou o termo do convênio entre o Governo do Estado e o TJMS, visando a transferência de recursos financeiros para a construção do novo fórum, e destacou a importância desta parceria entre os Poderes para a criação de um ambiente que proporcione dignidade e segurança às pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Quando existe a convergência de propósitos, nós conseguimos fazer as coisas acontecerem, e esse alinhamento em MS é fundamental para que tenhamos este projeto que vai beneficiar muitas pessoas em situação de vulnerabilidade, que precisam dessa atenção especial do Estado”, exaltou o governador, que ainda destacou que no mesmo complexo será instalado o Centro Integrado da Infância e Adolescência.
Serviço – Caso você seja vítima de violência doméstica ligue 190 (Polícia Militar) e denuncie.
Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher (Plataforma Mulher Segura)
Promuse atende pelo número (67) 99180-0542 (inclusive pela plataforma WhatsApp), ou nos canais do interior do Estado.
1ª DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher)
Rua Brasília, s/n, Jardim Imá (Casa da Mulher Brasileira)
Telefone: (67) 4042-1324 / 1319
No CEAM os telefones para informações e agendamentos são 0800-067-1236 ou (67) 3361-7519.