A violência doméstica é um problema complexo que exige uma resposta multifacetada, envolvendo ações de prevenção, repressão e assistência às vítimas
Durante Operação “Mulheres em Foco”, em alusão ao do mês de Agosto Lilás, policiais da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) saíram nas ruas de Campo Grande para cumprir 15 mandados de prisão, apenas 12 suspeitos de crimes contra as mulheres foram capturados.
A prisão de 12 indivíduos em uma única operação demonstra a determinação das autoridades em combater a violência doméstica de forma sistemática.
É importante ressaltar que o número de casos de violência doméstica é subnotificado. Muitas mulheres ainda têm medo de denunciar seus agressores, por diversos motivos, como medo de retaliação, dependência financeira ou até mesmo por questões culturais.
A violência doméstica causa danos físicos, psicológicos e sociais profundos nas vítimas, afetando não apenas as mulheres, mas também seus filhos e familiares.
A violência doméstica é um problema complexo que exige uma resposta multifacetada, envolvendo ações de prevenção, repressão e assistência às vítimas.
A delegada titular da Deam, Elaine Benicasa, afirmou que a operação deve continuar no decorrer de todo o ano. ” Os trabalhos não param, mas em agosto se intensificam, foram presos 12 acusados de violência doméstica, estupro entre outros. Um dos presos é acusado de agredir a própria mãe e na hora da prisão acabou desacatando a equipe. Ele será autuado em flagrante por oito crimes, entre desacato, calúnia, injúria, desobediência, ameaça e importunação”, ressaltou.
A delegada ressalta ainda que foram realizadas diligências em boa parte de Campo Grande.