Operação “velatus”, que no latim quer dizer “velado”, foi deflagrada nesta terça-feira (13)
Servidores públicos são alvos de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul (MPMS), nesta terça-feira (13), em Terenos (MS) – a 30 quilômetros de Campo Grande.
A investigação apurou a existência de um esquema de corrupção na atividade administrativa do município de Terenos destinado à vantagens ilícitas por meio de fraudes em licitações.
De acordo com o Ministério Público, o grupo criminoso utilizou de pessoas jurídicas existentes, bem como criando CNPJS sem qualquer tipo de experiência, estrutura e capacidade financeira, para desviar dinheiro público reservado para execução dos contratos.
Ao todo, foram cumpridos 15 mandados nas cidades de Terenos, Campo Grande e Santa Fé do Sul, no estado de São Paulo. Uma pessoa foi presa em Campo Grande.
A operação é chamada de “velatus”, que no latim quer dizer “velado”. A expressão remete à forma de atuação dos investigados, os quais agiram de forma velada para praticar crimes contra a Administração Pública.