Agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai apreenderam nesta sexta-feira (24) quatro toneladas de maconha em uma propriedade rural na Colônia Ko’ê Porã, distrito de Villa Ygatimi, no Departamento de Canindeyú, a cerca de 40 km da fronteira com o Brasil em Paranhos (MS). A operação aconteceu em área de domínio do narcotraficante Felipe Santiago Acosta, o “Macho”, considerado o bandido mais procurado do Paraguai e chefe de um dos cartéis da droga na região.
Vicente Marcos Curtido Castro foi detido no local da apreensão. Felipe Santiago Acosta, o “Macho”, está desaparecido desde dezembro de 2023, quando a Senad descobriu um esconderijo de seus pistoleiros na linha internacional.
Felipe Acosta é conhecido na região de Salto Del Guairá como um bandido violento e um dos principais chefes do tráfico. Em fevereiro deste ano, o grupo liderado por “Macho” entrou em confronto com a quadrilha de Cristino Díaz Méndez, 46, apontado como líder do Clã Méndez. Cristino Méndez morreu no confronto e seu corpo foi deixado a 100 metros do local.
A apreensão demonstra os esforços contínuos da Senad no combate ao narcotráfico na fronteira entre Brasil e Paraguai.
Operações como essa são essenciais para desarticular os cartéis de droga e reduzir o fluxo de drogas para o Brasil.
Detalhes da apreensão:
- Droga apreendida: 3.245 kg de maconha prensada e 719 kg picada em bolsas.
- Local: Propriedade rural na Colônia Ko’ê Porã, Villa Ygatimi, Canindeyú, Paraguai.
- Destino da droga: Segundo a Senad, a maconha estava armazenada para ser enviada ao mercado brasileiro.
- Valor da droga: Estimado em pelo menos 1,2 milhão de dólares pelos agentes da Senad.