Nova turma tem mais de 23% de soldados do sexo feminino e vão para bases que incluem o Pantanal
Para ampliar e reforçar os efetivos do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) em todas as suas unidades, 11 das quais no Pantanal, a corporação realizou nesta quarta-feira (27) a formatura dos 168 novos soldados que concluíram o curso no Centro de Formação. Mais de 23% dos integrantes da turma são mulheres, dado que foi destacado pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), uma das presenças tomadas pela emoção durante a solenidade, na Academia do CBM.
“Parabéns a todos, às mulheres. Não é para qualquer um. Tem que ter vocação, perseverança, capacidade de enfrentar desafios, doação”, assinalou o governador, ao ressaltar a importância da força militar nas situações de calamidade e emergência, como o combate aos incêndios florestais. “A sociedade deposita grande esperança em vocês, que irão aos mais diversos cantos do Estado, talvez até para uma das bases do Pantanal, para proteger nosso bioma e atender às necessidades das pessoas que ali vivem”, salientou.
“SOMOS BEM-VINDAS”
Esta é a maior turma de formandos na história da corporação com número recorde de mulheres. A soldado Alana Lubas, oradora da turma, relatou os desafios do curso e dos meses de aprendizado. “O treinamento é o mesmo para todos. Homens e mulheres realizam as mesmas atividades. Que as mulheres saibam que elas podem entrar na corporação, que são bem-vindas e serão acolhidas. Aquelas que vieram antes de nós abriram o caminho para que tivéssemos melhores condições e pudéssemos concluir esta jornada”, sublinhou Alana.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, entregou o distintivo do curso para o seu filho, Carlos Augusto Batista Videira. Ele tinha 18 anos quando sofreu um grave acidente de trânsito e foi socorrido por uma equipe do CBM de Fátima do Sul. “O que fizeram comigo, quero fazer pela população. Salvar vidas para que pessoas tenham uma nova chance, assim como eu tive”, disse Videirinha como é chamado pelos colegas na carreira militar.
Cerca de 1.500 pessoas prestigiaram a cerimônia. Elizabeth Camargo, 85, era toda emoção. Não conseguia tirar os olhos do neto. “É maravilhoso a pessoa dar a sua vida para salvar outra, não tem nada igual. Saber que meu neto vai fazer isso é gratificante e espero que Deus esteja com ele sempre”, confessou, orgulhosa. O curso começou em 15 de janeiro. Durante 10 meses, os alunos foram treinados para atuar em diversas situações, como combate a incêndios urbanos, técnicas de busca e salvamento em matas e cerrados, totalizando 1.899 horas-aula.
O comandante-geral do CBMMS, Coronel Frederico Reis Pouso Salas, destacou o empenho da turma e falou sobre o novo uniforme, que deve ser implementado em toda a corporação até 2025. “Todos os Corpos de Bombeiros do Brasil e do mundo estão começando a utilizar o laranja. Além do novo fardamento, os militares têm todos os equipamentos de proteção individual, garantindo maior segurança nas missões”, informou. Os novos soldados estão prontos para atuar em diversas missões e serão distribuídos em unidades do Corpo de Bombeiros da Capital e interior do Estado.