Com novas viaturas para as polícias e serviços periciais, proteção das pessoas é reforçada no Estado
As polícias Militar e Civil e a Coordenadoria-Geral de Perícias foram atendidas em uma de suas principais condições para o aperfeiçoamento do sistema de proteção das pessoas em Mato Grosso do Sul. Nesta segunda-feira (16), o governador Eduardo Riedel (PSDB) fez a entrega solene de 77 viaturas a 58 municípios, com a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, autoridades federais e estaduais no Comando Geral da PM, em Campo Grande.
Segundo salientou o governador, a bancada federal, formada por 11 deputados federais e três senadores, entendeu a prioridade, foi sensível aos apelos do governo e buscou as soluções junto ao Ministério da Justiça. “Dias atrás entregamos 70 viaturas só na Capital, e com recursos próprios. Assim, a gente vai garantindo que a segurança pública permaneça como uma das melhores do Brasil, graças ao planejamento de gestão e às parcerias com as lideranças parlamentares e municipalistas”, agradeceu.
O estado investiu mais de R$ 22 milhões com mais esta aquisição para as forças policiais. “É uma providência concretizada por múltiplas mãos: são recursos do Governo Federal, por meio de emendas da bancada de Mato Grosso do Sul e tendo no processo o empenho do governador”, frisou Simone. “Com este conjunto de esforços, a segurança pública estadual está entre as melhores do País”, acrescentou.
COMPROMISSO DE TODOS
Diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, Camila Pintarelli foi incisiva: “O compromisso com a segurança pública é de todos. Se a bancada continuar aportando junto ao Fundo, nós conseguimos executar em tempo recorde. Nossa equipe consegue comprar e entregar. Quem ganha é a população, com 77 viaturas que certamente vão fazer a diferença aqui na segurança pública”.
O senador Nelsinho Trad (PSD) elogiou o entendimento republicano, que vem colocando os interesses da sociedade em primeiro lugar. Do total dos veículos, 40 foram destinados à Polícia Militar, 20 à Polícia Civil e 17 à Coordenadoria Geral de Perícias. Os recursos são oriundos de emendas da bancada federal para compor o Fundo Nacional de Segurança Pública e retornaram ao Estado. Também serão investidos R$ 2,9 milhões para aquisição de UR (Unidade de Resgate) para o CBBMS (Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul).
“Na segunda-feira passada, o governador destinou 70 viaturas para Campo Grande e municípios do entorno. Somado às outras que já tínhamos, então são mais de 150 viaturas reforçando o policiamento na Capital, onde se concentram praticamente 38% das ocorrências do Estado. E hoje nós estamos entregando para atender a área rural. O campo merece toda a atenção”, explicou o secretário Antonio Carlos Videira (Sejusp). Os secretários Rodrigo Perez (Segov) e Eduardo Rocha (Casa Civil) também participaram da entrega, juntamente com a senadora Tereza Cristina e o senador Nelson Trad Filho, além de deputados federais e estaduais, e representantes das Forças de Segurança do Estado.