Apreensão foi suficiente para carregar dois caminhões, de acordo com o órgão
A Operação Fronteira, coordenada pela Receita Federal, intensificou suas ações nos últimos dias em Mato Grosso do Sul, resultando em apreensões significativas de mercadorias contrabandeadas. Somente entre ontem e hoje (16), cerca de R$ 1 milhão em produtos ilegais foram apreendidos no Centro de Distribuição dos Correios em Dourados.
A ação, que envolve diversas instituições de segurança pública, tem como objetivo combater o crime organizado nas fronteiras brasileiras e desarticular as redes de contrabando. Em Dourados, a operação resultou na apreensão de aproximadamente 3 mil objetos, incluindo eletrônicos, celulares, brinquedos e cosméticos, suficientes para encher dois caminhões.
os últimos dias, as equipes da Receita Federal realizaram fiscalizações em diversos pontos de Mato Grosso do Sul, como estradas, estabelecimentos comerciais, Correios e residências utilizadas como depósitos. Além de Dourados, as ações se concentraram em Corumbá e Mundo Novo, onde foram apreendidos mais de R$ 6 milhões em mercadorias e 62 veículos.
Em um caso específico, a polícia encontrou um veículo abandonado na rodovia MS-164, em Dourados, com 527 tabletes de maconha, totalizando 600 kg da droga.
Segundo Erivelto Alencar, Superintendente-Adjunto da 1ª Região Fiscal, a Operação Fronteira é fundamental para o combate ao crime organizado nas fronteiras brasileiras. “Nosso trabalho é uma operação que envolve diversas agências e o objetivo principal é o combate ao crime organizado nas fronteiras terrestres brasileiras. Também no combate aos diversos crimes fronteiriços, principalmente o contrabando”, afirmou.
A operação conta com a participação de mais de 100 servidores da Receita Federal, atuando em diversas cidades da fronteira, como Cáceres, Corumbá, Ponta Porã, Mundo Novo e Dourados. A parceria com outras instituições de segurança pública, como o Exército Brasileiro e a Polícia Federal, é fundamental para o sucesso das ações.
As apreensões realizadas pela Operação Fronteira causam um grande impacto nas redes de contrabando, gerando prejuízos financeiros para os criminosos e dificultando a entrada de produtos ilegais no país. Além disso, a operação contribui para a proteção da economia nacional e da saúde pública, ao evitar a entrada de produtos falsificados e de baixa qualidade.