Clientes denunciaram explosões de carregadores e a Apple confirmou a falsificação dos produtos
Uma operação policial deflagrada nesta quarta-feira (30) em Campo Grande resultou na apreensão de R$ 1,5 milhão em produtos falsificados. A ação, batizada de Operação Damage, visava combater a venda de acessórios para celulares falsos em cinco lojas do Centro da Capital.
A Polícia Civil deu um duro golpe no comércio de produtos falsificados em Campo Grande. Na manhã desta quarta-feira (30), a Operação Damage resultou na apreensão de uma tonelada de acessórios para celulares, avaliados em R$ 1,5 milhão.
A ação policial foi desencadeada após diversas denúncias de consumidores que adquiriram produtos falsificados da marca Apple nas lojas investigadas. Os clientes relataram problemas como a explosão de carregadores e a necessidade de realizar diversas trocas dos produtos, o que gerou prejuízos financeiros e colocou em risco a segurança dos usuários.
A Polícia Civil, em parceria com o Procon, iniciou uma investigação após receber as denúncias dos consumidores. A Apple foi consultada e confirmou que os produtos comercializados pelas lojas eram falsificações.
A utilização de produtos eletrônicos falsificados pode apresentar diversos riscos, como incêndios, choques elétricos e danos aos dispositivos originais. Além disso, a venda de produtos falsificados configura crime contra a propriedade intelectual e contra as relações de consumo.
O Procon Mato Grosso do Sul esclareceu que a aquisição de produtos falsificados coloca em risco a saúde e segurança dos consumidores. “Portanto, desconfie de produtos com valores muito abaixo do mercado e que não disponham de dados em sua embalagem sobre a empresa fabricante e importadora autorizada”, finaliza a nota.