O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que apura as circunstâncias do ataque e a responsabilidade da tutora do Pitbull.
Um Pitbull solto em uma rua de Nioaque atacou e matou outro cachorro na tarde da última segunda-feira (1º de julho de 2024). O incidente aconteceu em uma via pública do município, localizado a 183 quilômetros de Campo Grande.
Testemunhas relataram à Polícia Militar que presenciaram o ataque e acionaram os agentes. Uma das testemunhas inclusive filmou a ação do Pitbull, que fugiu do local após matar o outro animal.
A tutora do Pitbull, ao perceber que o cachorro havia escapado, o capturou e o levou para dentro de casa. Ela informou aos policiais que o animal pertence ao seu marido, que estava em viagem no momento do ataque.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que apura as circunstâncias do ataque e a responsabilidade da tutora do Pitbull. Até o momento, nenhuma medida foi tomada contra a mulher.
Já a tutora do animal morto disse aos policiais que ao sair para trabalhar seu cão escapou e ela não percebeu, porém, era pequeno e inofensivo.
O ataque gerou comoção na comunidade de Nioaque, que debate a necessidade de medidas mais rigorosas para o controle de animais soltos nas ruas.
Em 2023, a Câmara Municipal de Nioaque aprovou uma lei que proíbe a circulação de animais de grande porte soltos em locais públicos, sob pena de multa ao tutor. No entanto, a lei ainda não foi regulamentada e, por isso, não está sendo aplicada.
A Prefeitura Municipal de Nioaque informou que está trabalhando na regulamentação da lei, que deve ser finalizada nas próximas semanas. A prefeitura também alerta os tutores de animais para que tomem as medidas necessárias para garantir a segurança de seus animais e das demais pessoas, como manter os animais em casa ou passeá-los com coleira e guia.
É importante lembrar que os Pitbulls são cães que, por suas características físicas e histórico de criação, podem apresentar comportamento agressivo em determinadas situações. Por isso, é fundamental que os tutores desses animais tomem os devidos cuidados para evitar acidentes.