A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (22) a operação Guardiões da Infância. Os agentes cumprem 23 mandados de prisão em MatoGrosso do Sul, em mais 25 estados e no Distrito Federal, referentes a decisões judiciais condenatórias por crimes de abuso sexual infantil no Brasil.
Com as prisões desta terça, o número de foragidos detidos nos 26 estados e no Distrito Federal desde o início das ações no mês de agosto ultrapassa 100. As prisões seguem em andamento com a continuidade da operação.
De acordo com a PF, a ação acontece para retirar do convívio social esses envolvidos que já são investigados, processados criminalmente e condenados, além de impedir novos crimes de abuso contra crianças e adolescentes.
A PF ponderou que o combate ao abuso sexual infantil é uma prioridade da pasta, “com um trabalho amplo e complexo, tendo uma Unidade especializada no tema, o Serviço de Repressão a Crimes de Ódio e Pornografia Infantil. Iniciativas como a Operação Guardiões da Infância têm identificado e impedido a ação de centenas de abusadores e o resgate de um número relevante de crianças vítimas”.
A Polícia Federal, além de realizar um número expressivo de Operações Policiais combatendo essa modalidade criminosa, também atua na identificação de vítimas de abuso sexual infantil, por meio da Força-Tarefa de Identificação de Vítimas, composta por policiais federais e civis especializados na tarefa de identificar vítimas a partir de imagens e vídeos, com a finalidade de resgatá-las e identificar e prender seus agressores.