Informação faz parte do balanço final da Operação Sanctus, divulgado nesta quinta-feira
Seis dias depois da operação “Sanctus”, a Polícia Federal divulgou o balanço das apreensões feitas pelas equipes no Rio de Janeiro e em Mato Grosso do Sul. Durante a ação – feita para desarticular um grupo de traficantes que movimentava valores milionários – foram encontrados 160 quilos de cocaína pura dentro de pneus.
Era assim, segundo a polícia, que os suspeitos tiravam a droga da fronteira do Brasil com o Paraguai, em cidades do Mato Grosso do Sul e levavam para o Rio de Janeiro. Comandado pelos irmãos Hermógenes Aparecido Mendes Filho, 49, e Ronaldo Mendes Nunes, 40, empresários de Dourados.
Hermógenes Aparecido Mendes Filho e a advogada Cristiane Maran Milgarefe da Costa, 28, foram presos em Dourados, por força de mandado de prisão temporária decretada pela 3ª Vara da Justiça Federal em Campo Grande.
Ronaldo Mendes Nunes também teve a prisão decretada. Na sexta-feira (8), ele estava em Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Em ação conjunta com a PF, a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) montou cerco para cumprir o mandado, mas o empresário conseguiu escapar.
Os 160 quilos de cocaína estavam nos pneus de um dos três caminhões apreendidos no dia 8 de dezembro no Rio de Janeiro. Para retirar a droga, a Polícia Federal precisou do apoio do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil.
Foram apreendidos também, em um galpão no Rio de Janeiro, diversas ferramentas e objetos para a desmontagem e remontagem dos pneus, além de colchões com recortes para esconder a droga.
Além da quantidade de droga, as apreensões feitas no dia a ação mostraram o poder financeiro do grupo. Na lista revelada nesta quinta-feira (14), aparecem de celular de ouro até cabeças de gado e dinheiro. Confira:
77 mil reais
9 mil dólares
25 celulares, sendo um em ouro 24 quilates (Rolex Special Edition)
13 veículos de luxo
5 veículos comuns
2 motocicletas
3 caminhões
4 tratores
1 embarcação
1 aeronave Embrear EMB 720
1 pistola
4 espingardas
6 fuzis
2000 cabeças de gado
Os policiais também recolheram uma grande quantidade de documentos, mídias, joias e relógios de alto valor. Cinco suspeitos foram presos, três no Rio de Janeiro e dois em Mato Grosso do Sul.
A operação
No dia 8 de dezembro foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Mato Grosso. Em solo sul-mato-grossense, as equipes foram até Dourados, Ponta Porã, Guia Lopes da Laguna e Campo Grande.