Estelionato rural, Polícia desarticula quadrilha que adulterava identificação de gado em MS
Uma operação da Polícia Civil, com apoio da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), desmantelou um esquema de furto e remarcação de gado em Mato Grosso do Sul. A ação resultou na recuperação de 115 cabeças de gado, avaliadas em R$ 400 mil, que haviam sido furtadas de diversas propriedades da região.
A investigação teve início após a Polícia Civil receber informações de que um lote de 19 vacas e oito bezerros furtados estava sendo comercializado em um leilão em Campo Grande. Ao chegar ao local, os policiais constataram que os animais haviam sido remarcados, ou seja, receberam novas identificações para ocultar a origem.
As equipes seguiram até a fazenda onde os animais haviam sido remarcados, localizada em Rio Verde. No local, foram encontradas 92 cabeças de gado pertencentes a propriedades vizinhas, todas com a identificação adulterada. Além disso, sete animais foram encontrados sem qualquer identificação de propriedade.
O único funcionário da fazenda foi ouvido e confessou ter realizado a remarcação de todos os animais. Segundo ele, a motivação para o crime foi o desejo de esconder o furto de alguns animais e evitar problemas com a contabilidade do rebanho.
O gado recuperado foi devolvido aos seus legítimos proprietários. O funcionário da fazenda foi preso em flagrante e responderá pelos crimes de furto qualificado e adulteração de sinal identificador de animal.