Operação “Magna Manu”, deflagrada na manhã desta quarta-feira (24) em Campo Grande pela Corregedoria da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul tinha como alvos militares que desviavam drogas das apreensões para a revenda. O 3º Sargento Thiago de Souza Martins, excluído da PM no dia 15 deste mês, e outro policial militar, que ainda não teve o nome divulgado foram presos da operação.
Thiago é administrador de perfil no Instagram, com mais de 7 mil seguidores, que divulga vídeos policiais e exalta a atuação de militares em defesa dos “bons costumes”.
Em 2018, Thiago Martins e mais dois militares foram flagrados com contrabando avaliado em R$ 100 mil. O flagrante aconteceu na MS-162, sentido Sidrolândia a Maracaju, após denúncia anônima.
Após a prisão de um traficante em julho, a investigação dos militares teve início. Durante a ocorrência foram localizados nove tabletes de pasta base de cocaína pesando aproximadamente nove quilos. Posteriores investigações foram realizadas e outras diligências levaram a indícios de participação de policiais militares na prática dos crimes de peculato e tráfico de drogas. Eles estavam “tomando” as drogas que apreendiam para eles próprios realizarem o tráfico, ao invés de encaminharem o entorpecente para as delegacias.
Os dois presos foram encaminhados para a Corregedoria da PM, onde serão ouvidos e conduzidos para Presídio Militar Estadual.
As investigações da Magno Manu continuam nos próximos dias.