A participação da população através de denúncias anônimas foi fundamental para o sucesso da operação
A segunda fase da Operação Narc, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, teve como foco o combate ao tráfico de drogas em todo o país. No Mato Grosso do Sul, a ação contou com a parceria da Polícia Militar e resultou em diversas apreensões e prisões.
A operação foi um sucesso devido à integração das diversas forças policiais envolvidas. A ação foi fruto de um trabalho de inteligência e investigações que duraram um longo período. A operação também visou combater o tráfico internacional de drogas, com apreensão de cocaína destinada à Europa. A participação da população através de denúncias anônimas foi fundamental para o sucesso da operação.
Conforme explicou o delegado titular da Denar (Delegacia Especializada em Repressão ao Narcotráfico) Hoffman D’ávila, o objetivo é combater os crimes de tráficos de drogas e outros crimes correlacionados, entre eles o tráfico doméstico e o interestadual. “Tudo é fruto de investigações, trabalho de campo e medidas cautelares”, explicou Hoffman.
Foram cumpridos também 15 mandados de busca e apreensão e três pessoas foram presas em flagrante em Campo Grande por tráfico de drogas.
“Conseguimos interceptar duas cargas de cocaína, uma em Bela Vista e outra em Sidrolândia. Drogas estas que iriam aportar Campo Grande. Parte seria distribuída aqui e em outros estados e outra parte iria para o porto de Santos para ganhar a Europa. É o tráfico internacional”.
A Operação Narc demonstra o compromisso das autoridades em combater o tráfico de drogas e seus efeitos nocivos à sociedade.
- Data: Segunda-feira (24) a sexta-feira (28) de junho de 2024.
- Objetivo: Combater o tráfico de drogas, incluindo o tráfico doméstico e interestadual.
- Forças envolvidas: Delegacia Especializada em Repressão ao Narcotráfico (Denar), Polícia Militar, outras forças policiais.
- Locais: Todo o estado de Mato Grosso do Sul, com foco nas regiões de Conesul, Dourados, Jardim, Maracaju, Sidrolândia e Coronel Sapucaia.
Resultados da operação:
- Drogas apreendidas:
- 1,1 tonelada de cocaína;
- 1,6 tonelada de maconha.
- Pessoas presas: 10.
- Veículos apreendidos: 30, sendo 20 por contrabando e descaminho.
- Mandados cumpridos: 15 mandados de busca e apreensão.
- Outras ações:
- Interceptação de duas cargas de cocaína em Bela Vista e Sidrolândia;
- Abordagens de veículos em Conesul e Dourados;
- Incineração de toda a droga apreendida (a ser realizada na sexta-feira, 28).