Em Mato Grosso do Sul, a Operação Mute é coordenada pela Gerência de Inteligência e Diretoria de Operações da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário
Desde as primeiras horas desta segunda-feira (16) policiais penais de Mato Grosso do Sul vasculham celas de presídios de cinco municípios do estado em busca de celulares. A ação faz parte da Operação Mute, criada para retirar e coibir o uso de celulares por internos do sistema prisional.
Toda a ação é coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), e atinge todos os estados brasileiros. Até a publicação desta reportagem não foi divulgado o números de celulares e drogas apreendidas na ação.
A operação acontece Campo Grande, Rio Brilhante, Paranaíba, Três Lagoas e Corumbá.
A operação teve início às 7h30 e envolve a participação de policiais penais dos presídios, Comando de Operações Penitenciárias (Cope) e Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário (GISP), além do apoio da Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo (CGPA) da Sejusp, com sobrevoo de estabelecimentos penais da capital.
Em Mato Grosso do Sul, a Operação Mute é coordenada pela Gerência de Inteligência e Diretoria de Operações da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).