Na quinta-feira (04), as forças de segurança pública incluindo a Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e TOR/PRE (Tático Ostensivo Rodoviário da Polícia Rodoviária Estadual), realizavam diligências para identificar uma associação de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas em Amambaí.
A ação resultou na prisão de cinco indivíduos e na apreensão de uma grande quantidade de drogas.
Essa ação foi desencadeada após a prisão de um indivíduo envolvido com o crime organizado no mesmo dia. Com base no compartilhamento de informações entre as forças de segurança, que apontavam uma propriedade na Rua Tiradentes, Vila Copacabana, como entreposto de armazenamento de drogas, os policiais passaram a monitorar a região. Identificaram uma propriedade rural como sendo o local exato do armazenamento.
Durante a aproximação, os ocupantes da residência perceberam a presença policial e tentaram fugir, desobedecendo à ordem policial. Houve uma perseguição a pé e todos foram capturados. Um deles resistiu e acabou baleado no braço, sem risco de vida.
Na propriedade, os policiais encontraram grande quantidade de maconha enterrada no terreno e dentro de um veículo Hyundai HB20, já carregado e pronto para ser transportado pela associação criminosa. Também foi localizada uma pistola Taurus PT380 com a numeração raspada.
Os cinco indivíduos capturados foram conduzidos à sede da Defron, em Dourados, juntamente com o material apreendido,
A droga apreendida totalizou 545 Kg de maconha e 27 Kg de skunk, avaliados em cerca de 1 milhão e 360 mil reais nos grandes centros. e autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.