Ao todo são cumpridos 76 mandados em Campo Grande (MS), cidades de Minas Gerais, São Paulo e mais 3 estados
Uma operação de grande porte deflagrada pela Polícia Civil em cinco estados desarticulou uma sofisticada organização criminosa especializada em simular roubos de cargas para desviar produtos. Ao todo, foram cumpridas 76 ordens judiciais, sendo 57 de busca e apreensão e 19 de prisão. O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Uberaba (MG).
A investigação, que durou dois anos, revelou que a quadrilha contava com informações privilegiadas sobre as cargas a serem transportadas, seja por meio de contatos com compradores ou atravessadores. Os motoristas, que integravam o grupo, simulavam os roubos e desviavam a mercadoria para locais previamente combinados.
O esquema era bastante elaborado. Após o desvio da carga, os produtos eram comercializados e o lucro era dividido entre os integrantes da organização, que incluía intermediários, receptadores e os próprios motoristas que simulavam o roubo. Para dar mais credibilidade à farsa, os motoristas registravam ocorrências policiais e, em seguida, “encontravam” o veículo em outro local.
A operação, que teve início em Uberaba (MG), se estendeu para Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás e Paraíba. Na cidade mineira, foram apreendidas armas de fogo, veículos, dinheiro, celulares e outros materiais que serão periciados.
O núcleo principal da quadrilha estava localizado em Uberaba, mas a investigação identificou membros importantes do grupo em Campo Grande, Curitiba, Catalão e Sousa.
A desarticulação da organização criminosa é um duro golpe para o crime organizado. A ação demonstra a eficiência das forças policiais em combater esquemas criminosos complexos e de grande impacto econômic