Empresário Aparecido Mendes Nunes e outra advogada também estão entre os presos
21 mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária foram expedidos em quatro estados brasileiros
Polícia Federal deflagrou Operação Sanctus na manhã desta sexta-feira (8), contra organização criminosa investigada por tráfico internacional de drogas, a lavagem de dinheiro e envolvimento com facções criminosas. Durante operação, foi apreendido arsenal na casa dos investigados.
Foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária, todos expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal em Campo Grande (MS), nas cidades de Maricá (RJ), Araruama (RJ), Dourados(MS), Ponta Porã (MS), Guia Lopes da Laguna (MS), Cambé (PR), Feliz Natal (MT) e Paranatinga (MT).
De acordo com a polícia, os criminosos contrabandeavam drogas de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e depois transportavam os produtos ilícitos em pneus de caminhões de carga até o interior do Paraná e Rio de Janeiro.
As investigações começaram em outubro deste ano e mostraram que a sede da organização criminosa ficava em Dourados (MS) a 230 Km de Campo Grande, comandada por dois irmãos. O advogado Rubens Dariu Saldivar Cabral, 43, e o empresário Aparecido Mendes Nunes e a advogada Cristiane Maran Milgarefe da Costa foram presos hoje.
Aparecido é irmão de Ronaldo Mendes Nunes, proprietário do Audaz Restaurante, um dos locais onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão. Informação não confirmada indica que Ronaldo também foi alvo de mandado, mas não se sabe se de prisão ou de busca.
Ambos tinham histórico de ligação em apreensões de droga e lideranças de facções criminosas.
Os irmãos também lavavam dinheiro através de uma rede de pessoas e empresas. Segundo a polícia, os “laranjas” mandava e recebiam grandes quantias de dinheiro em espécie, por meio de depósitos em terminais de autoatendimento.
PF investiga ainda ocultação patrimonial de empresas e imóveis, cuja propriedade formal está em nome de mais laranjas e, no caso dos imóveis, em nome de antigos proprietários.