Golpistas anunciam casas com fotos internas falsas e cobram mais de mil reais para “segurar” casa para vítimas interessadas
No mês de maio, um homem procurou a empresária Rosanne Simões Pedroso, 41, para ver a casa que ela tinha alugado para ele em Bonito, principal destino turístico de Mato Grosso do Sul. No entanto, a mulher nunca tinha realizado anúncio de aluguel, tampouco havia falado com o suposto inquilino. Foi quando ela descobriu que fotos da sua casa estavam sendo usadas por golpistas para atrairem vítimas.
A empresária explica que realmente pretende se mudar, mas não publicou fotos ou endereço da residência nas redes sociais. “Acho que foi coincidência. Ele anuncia as fotos da frente da casa, mas as fotos de dentro não são de lá”, relatou.
As imagens foram publicadas em um perfil do Facebook com o nome de “Marcos Levi”, com a foto de perfil da bandeira do Brasil. Na troca de mensagens, o golpista diz que está na fazenda e só voltaria alguns dias depois. Afirma também que o cunhado está dormindo na casa que está para alugar e não gosta de receber visitantes.
Então, ele pede o adiantamento de um aluguel, no valor de R$ 1.100, para “segurar” a casa para a pessoa interessada. Para terminar de convencer a vítima, diz ainda que devolveria o valor caso o inquilino não gostasse do local.
O homem que procurou Rosanne, depositou o dinheiro. “Estou muito chateada porque ele é trabalhador, foi dinheiro suado. Fiz boletim de ocorrência porque vai saber quantas pessoas vão cair”, ressaltou.
Rosanne voltou a ser procurada um mês depois, mas por outra pessoa. Desta vez, o jovem tinha desconfiado do suposto locatário e procurou mais informações. “Essa semana um rapaz me procurou, mas ele não depositou. Ele desconfiou dessa história e falou que só entregaria o dinheiro em mãos, quando o contrato fosse assinado”.
O jovem que ligou para a moradora estava se mudando para Bonito e por isso, procurando uma casa. No entanto, desconfiou quando o suposto locatário não quis agendar uma visita. Além de Rosanne, ele também conversou com vendedores de água mineral que atendem a empresária, que confirmaram a falsidade das imagens do interior da residência.
“Ontem (19), quando eu estava contando para esse rapaz que está mudando, a manicure que estava na minha frente falou que conversou com ele (golpista). Mas no caso dela, não mostrou a foto da fachada, só as fotos internas. Foi só o primeiro garoto que caiu, que eu saiba”.
Em uma busca no Facebook, ela descobriu que o anúncio é feito em diversas cidades, não só em Bonito. As fotos internas são sempre as mesmas, o que muda são só as fotos das fachadas das residências, que são reais.
“O que tem acontecido muito em Bonito também é golpe em casa de temporada, que eles se passam por proprietários. Eu tenho uma agência de turismo aqui e aconteceu umas três vezes de clientes me pedirem pra ir lá conferir e a casa nem existia. Acontece direto, não dá pra confiar”, completou.
O caso será investigado pela Delegacia de Polícia de Bonito.